Rondônia, 24 de maio de 2026
Projeto Asas leva práticas restaurativas para comunidades escolares de Colorado do Oeste

Projeto Asas leva práticas restaurativas para comunidades escolares de Colorado do Oeste

Iniciativa começou em Colorado do Oeste e promove diálogo, escuta e construção coletiva de soluções para conflitos no ambiente escolar

Porto Velho, RO - O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), por meio da Coordenadoria do Programa Estadual de Justiça Restaurativa (CPJR), iniciou o Projeto Asas, iniciativa que busca levar práticas de Justiça Restaurativa para o ambiente escolar. O lançamento ocorreu em setembro, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manoel Bandeira, em Colorado do Oeste, com participação da juíza Jordana Maria Mathias dos Reis Onuchic.

O projeto é desenvolvido em parceria com o Núcleo Psicossocial (NUPS) de Colorado do Oeste e pretende aproximar a Justiça Restaurativa da comunidade escolar por meio de atividades voltadas ao diálogo, à escuta e à construção coletiva de soluções para conflitos.

A proposta inclui ações de formação e sensibilização de profissionais da educação e integrantes da rede de proteção, além de atividades direcionadas a estudantes, pais e responsáveis.

Projeto promove diálogo no ambiente escolar

Durante o lançamento, foram apresentadas informações sobre a Justiça Restaurativa e os objetivos do Projeto Asas. A programação também contou com uma palestra sobre o tema e uma atividade de sondagem com professores.

A sondagem teve como objetivo identificar percepções, necessidades e desafios da comunidade escolar relacionados à convivência e à resolução de conflitos.

A programação incluiu ainda a realização de Círculos de Construção de Paz com profissionais da rede de proteção e, posteriormente, com estudantes do 9º ano.

A metodologia cria um espaço destinado ao diálogo entre os participantes, estimulando a escuta, o respeito mútuo e a participação na busca de alternativas para situações vivenciadas no cotidiano escolar.

Rede de proteção participa da iniciativa

Outro momento do lançamento foi o mapeamento da rede local de proteção. Participaram representantes de instituições e serviços que atuam no atendimento de crianças e adolescentes, incluindo Conselho Tutelar, assistência social, saúde, escolas e outros órgãos.

A articulação entre esses setores busca fortalecer o atendimento integrado e facilitar a atuação conjunta diante de situações que envolvam estudantes e suas famílias.

A integração da rede é uma das etapas previstas na implantação do Projeto Asas em Colorado do Oeste.

Pais e professores também recebem orientações

O projeto também realizou uma atividade destinada a pais, responsáveis, professores e equipes escolares.

Durante o encontro, os participantes receberam orientações sobre a aplicação da Justiça Restaurativa na educação e sobre a importância da participação da comunidade escolar na construção de relações mais colaborativas.

A proposta considera a participação de diferentes integrantes da comunidade como parte do processo de prevenção e transformação dos conflitos que podem surgir no ambiente escolar.

Justiça Restaurativa busca fortalecer cultura de paz

O Projeto Asas faz parte das ações do TJRO voltadas à disseminação da Justiça Restaurativa em Rondônia.

A iniciativa busca estimular práticas baseadas no diálogo, na responsabilização e na participação das pessoas envolvidas nos conflitos, contribuindo para a construção de uma cultura de paz nas comunidades escolares.

Com o início das atividades em Colorado do Oeste, o TJRO pretende fortalecer a aproximação entre o sistema de Justiça, as escolas e a rede de proteção, utilizando práticas restaurativas como instrumento de diálogo e convivência no ambiente educacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem