Rondonienses estão entre os finalistas do Prêmio Nacional do Cacau Especial

Rondonienses estão entre os finalistas do Prêmio Nacional do Cacau Especial

Concurso distribuirá R$ 100 mil em prêmios entre os três primeiros colocados de cada categoria. Os vencedores serão conhecidos no dia 6 de dezembro, em Cacoal (RO).


Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau acontece em Rondônia — Foto: Frank Néry/ Governo de Rondônia

Porto Velho, RO - Produtores de Rondônia estão entre os 20 finalistas do VII Concurso Nacional de Cacau Especial, uma das premiações mais importantes do país para quem cultiva cacau de alta qualidade.

Veja o vídeo abaixo:

https://g1.globo.com/ro/rondonia/videos-jornal-de-rondonia-1-edicao/video/cacoal-sera-sede-do-vii-concurso-nacional-de-qualidade-do-cacau-13433215.ghtml
Cacoal será sede do VII Concurso Nacional de Qualidade do Cacau


O estado se destaca com cinco representantes entre os melhores do Brasil. São eles:

    * Eleazar Pereira de Souza, de Nova União (RO)
    * Gilmar Lúcio da Silva, de Jaru (RO)
    * Luíz Anastácio da Silva, de Cacoal (RO)
    * Mauro Celso Tauffer, de Buritis (RO)
    * Maria de Abreu Santana, de Presidente Médici (RO)


Eles concorrem nas categorias Varietal e Mistura, ao lado de produtores da Bahia, Pará e Espírito Santo.

Os finalistas foram escolhidos após várias etapas de testes, que avaliaram a qualidade física e sensorial das amêndoas. Agora, eles seguem para a fase final, que inclui a degustação do líquor de cacau e de chocolates 70% feitos com os lotes inscritos. Todas as amostras são codificadas para garantir a imparcialidade do júri.

Além da qualidade do cacau, os organizadores também analisam as práticas sustentáveis nas fazendas, como o manejo responsável do solo e o respeito ao meio ambiente.

O concurso distribuirá R$ 100 mil em prêmios entre os três primeiros colocados de cada categoria. Os vencedores serão conhecidos no dia 6 de dezembro, em Cacoal (RO).


O que é o Concurso Nacional de Cacau Especial?

O Concurso Nacional de Cacau Especial é uma competição que reconhece os produtores de cacau com as melhores amêndoas do Brasil. Ele avalia desde o sabor e aroma até as boas práticas de cultivo e sustentabilidade nas fazendas.

O objetivo é valorizar o cacau brasileiro, incentivar a produção de chocolates finos (bean-to-bar, ou “do grão à barra”) e fortalecer o nome do Brasil como referência mundial em qualidade e origem sustentável.

O evento é promovido pelo Centro de Inovação do Cacau (CIC), em parceria com a Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) e conta com apoio do Governo de Rondônia e empresas do setor.

Fonte: G1-Rondônia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem