
Porto Velho, RO - Uma operação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Militar no Complexo do Alemão, na zona Norte do Rio de Janeiro, deixou pelo menos 18 criminosos e dois policiais mortos nesta terça-feira (28). A informação foi confirmada pelo governador Cláudio Castro durante coletiva de imprensa no fim da manhã.
Segundo o governador, a chamada “Operação Contenção” mobilizou mais de 2 mil agentes e é considerada a maior já realizada na história do estado. A ação tem como objetivo frear o avanço territorial do Comando Vermelho (CV) e prender lideranças da facção que atuam no Rio e em outros estados.
Imagens obtidas pela CNN Brasil mostram áreas do Alemão e da Penha tomadas por chamas, fumaça e intensos tiroteios, descritas por moradores como uma verdadeira “zona de guerra”. Vídeos registram o som de disparos e mostram drones sendo usados por criminosos para lançar explosivos contra as forças de segurança.
De acordo com a Secretaria de Segurança, 100 mandados de prisão estão sendo cumpridos — 30 deles em outros estados, com destaque para o Pará, onde integrantes do CV estariam escondidos. Até o momento, 81 pessoas foram presas e dois suspeitos baleados permanecem sob custódia no Hospital da Penha.
Durante os confrontos, três moradores foram atingidos por balas perdidas e levados ao Hospital Getúlio Vargas. Uma das vítimas, uma mulher atingida de raspão enquanto se exercitava em uma academia, já recebeu alta médica.