Mais que um cargo: A história de superação e amor ao serviço público municipal

Mais que um cargo: A história de superação e amor ao serviço público municipal

Mesmo após quase ficar tetraplégica, Sônia Mendes não desistiu de trabalhar

Servidor pública é exemplo de força, resiliência e amor pela profissão, inspirando colegas e reafirmando o valor da inclusão

Porto Velho, RO - Todos os dias, Sônia Mendes atravessa os corredores da Secretaria Municipal de Administração (Semad) com um sorriso no rosto e uma energia que contagia quem está por perto. Servidora da Prefeitura de Porto Velho há 35 anos, ela atua como auxiliar administrativa na área da saúde do servidor público e se tornou um exemplo de dedicação, disciplina e amor pelo trabalho.

Natural de Rio Branco (AC), Sônia iniciou sua trajetória no serviço público como menor aprendiz, em uma época em que ainda não havia concurso municipal. “Eu comecei a trabalhar como menor aprendiz e fui efetivada com 18 anos. Vim com minha família para Porto Velho porque meu pai era militar, e quando surgiu a oportunidade, eu não deixei escapar”, relembra.

Superando barreiras

Aos 18 anos, a jovem Sônia teve sua vida transformada após ser vítima de um assalto, quando foi atingida por um disparo de arma de fogo que a deixou paraplégica. Apesar do trauma, encontrou no serviço público não apenas uma carreira, mas uma missão de vida.

Sônia encontrou no serviço público não apenas uma carreira, mas uma missão de vida

“Foi um período complicado, eu não sabia o que enfrentaria. Por pouco não fiquei tetraplégica, mas, graças a Deus, recuperei os movimentos dos braços. Tive medo de não conseguir mais trabalhar, mas nunca pensei em desistir”, relata.

O retorno ao trabalho foi desafiador. Sônia enfrentou dificuldades de acessibilidade e mobilidade, mas com apoio da família e muita determinação, conseguiu se adaptar à nova realidade. “Foi degrau por degrau. Precisei reaprender a fazer tudo, mas continuei firme. Tenho muito orgulho do que construí e do meu trabalho até hoje”, afirma.

Lição de vida e exemplo de inclusão

Aos 53 anos, Sônia Mendes é prova de que o amor pela profissão pode vencer obstáculos físicos, emocionais e sociais. Formada em Psicologia, pós-graduada em Avaliação Psicológica e especialista em Pessoas com Deficiência, ela segue estudando e inspira colegas com sua determinação e empatia.

Sônia inspira novos profissionais e mantém viva a missão de construir uma sociedade mais justa e eficiente

“Sônia é inspiração em meio a tantas outras histórias que contribuem com a nossa capital. Servidores como ela são a força que move a administração pública e garantem que os direitos e serviços cheguem à população”, destacou o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, em homenagem ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro.

Para Sônia, o sentimento é de gratidão e compromisso. “Ser servidor é servir, é ter empatia, é ter paciência. Tenho muito orgulho da minha trajetória e de tudo que ainda posso realizar”, conclui.

Homenagem ao servidor público

A data comemorativa reforça o reconhecimento a todos os profissionais que garantem o funcionamento das instituições públicas e o atendimento à população nas áreas de saúde, educação, segurança, assistência social e diversas outras.

Léo Moraes disse que a história da Sônia é inspiradora em meio a tantas outras que contribuem com a capital

A Prefeitura de Porto Velho reafirma o compromisso com a valorização e o bem-estar dos servidores, reconhecendo seu papel essencial para o desenvolvimento da cidade.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem