Abertas as inscrições para o 2º Concurso de Qualidade de Queijos de Rondônia

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Abertas as inscrições para o 2º Concurso de Qualidade de Queijos de Rondônia


2º ConQueijo visa promover a qualidade e a valorização da produção de queijo em Rondônia


Porto Velho, RO - Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite no Estado, o Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, promoverá o 2º Concurso de Qualidade de Queijos – ConQueijo que faz parte da programação da 4ª edição da Feira Estadual RondoLEITE, que acontecerá durante a realização da 10ª Rondônia Rural Show Internacional, de 22 a 27 de maio , no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. As inscrições poderão ser realizadas por meio da ficha disponível no site até o dia 12 de maio de 2023.

O 2º ConQueijo visa promover a qualidade e a valorização das produções queijeiras das agroindústrias familiares e dos estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte de leite e derivados, proporcionando ao produtor rural um maior conhecimento das características técnicas na qualidade do produto final oferecido, em função dos atributos sensoriais avaliados por analistas especialistas.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca que o objetivo desse concurso é valorizar os queijos produzidos pelas agroindústrias familiares para fortalecer a economia do Estado. “O leite é um produto muito importante para a renda da família rural, e a transformação do leite em derivados tem um maior valor agregado, por isso precisamos incentivar o consumo dos queijos das agroindústrias locais. Todos os participantes do concurso terão a oportunidade de conhecer o padrão estabelecido para cada produto, referente aos parâmetros de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, e avaliados por especialistas da área”, destacou Marcos Rocha.

Podem participar do concurso agroindústrias familiares e estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte de leite e derivados, localizados em Rondônia. As fichas de inscrição deverão ser preenchidas e assinadas pelo proprietário, o responsável técnico do empreendimento, e também pelo extensionista rural encarregado pela inscrição e encaminhamentos. Devem apresentar, ainda, certificado de regularização do empreendimento: Serviço de Inspeção Municipal – SIM, Serviço de Inspeção Estadual – SIE ou Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária – Suasa, Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SisbPOA e cópias dos documentos pessoais do proprietário: Registro Geral – RG e Cadastro de Pessoas Físicas – CPF.


Todos os participantes do concurso terão a oportunidade de conhecer o padrão estabelecido para cada produto

O concurso contemplará as seguintes categorias: Queijo Mussarela (em barra); Queijo Provolone; Queijo Coalho; Queijo Minas Padrão; Queijo Massa Filada – formatos de nozinho e cabacinha. As amostras devem ser fornecidas pelos produtores para serem avaliadas inteiras e intactas, ou seja, não-fracionadas, sem orifícios ou sondagens.

Conforme o regulamento, o participante poderá se inscrever com seus produtos em uma ou mais categorias, com no máximo um queijo para cada categoria, e deve enviar três unidades do mesmo lote de fabricação do produto para julgamento para cada categoria inscrita.

As amostras devem ser enviadas para os postos localizados nos escritórios da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater Rondônia local, de 17 a 19 de maio de 2023. Para os que não conseguirem enviar as amostras nos dias estabelecidos, será permitida a entrega diretamente à comissão organizadora, com um dia de antecedência do início da Rondônia Rural Show Internacional, ou seja, nos dias 22 e 23 de maio, das 7h30 até as 10h, na sala de Coordenação do Pavilhão da Bovinocultura, no Centro Tecnológico Vandeci Rack em Ji-Paraná.

O resultado será divulgado pela comissão organizadora, composta por servidores da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Emater/RO e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron, sendo coordenada por pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig/MG, e pelos órgãos da imprensa, durante a 4ª RondoLEITE, no dia 26 de maio de 2023, no estande do pavilhão da Bovinocultura do Centro Tecnológico Vandeci Rack.

Para o secretário da Seagri, Luiz Paulo, as perspectivas para esta edição são ainda melhores. “Esperamos um número bem maior de inscritos que a edição passada. Somos ganhadores do melhor queijo do país e estamos muito felizes com esse resultado, e isso pode continuar acontecendo cada vez mais”, afirmou.

Anexo: SEI_ABC-0037159047-Regulamento-1.pdf Download


Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários