
Estudantes do ensino médio das escolas em tempo integral da rede pública estadual de Rondônia participaram do 1º Concurso de Produção de Mídia Protagonista. A iniciativa foi organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Educação Integral (GEI), tendo como tema a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com a proposta de estimular a pesquisa, a criatividade e o protagonismo juvenil por intermédio da produção audiovisual.
A avaliação dos materiais audiovisuais inscritos ocorreu na quinta-feira (22), conduzida por uma banca instituída pela Portaria nº 10593, de 16 de outubro de 2026. O processo baseou-se em seis critérios previamente estabelecidos pelo edital do concurso. Na mesma data, os avaliadores participaram de um encontro virtual de alinhamento entre 9h30 e 10h30 para receber orientações e links de formulários eletrônicos, passando em seguida à análise individual dos vídeos. Concluída essa etapa, as notas foram consolidadas e direcionadas à Comissão Organizadora.
A ação busca incentivar a participação ativa dos alunos na construção de conhecimento a respeito de itinerários formativos e do mundo do trabalho. Segundo o governador Marcos Rocha, iniciativas que ampliam o aprendizado e trabalham competências ligadas à pesquisa, à criatividade e à comunicação auxiliam no desenvolvimento de oportunidades na EPT. O titular da Seduc, Massud Badra, apontou que o concurso auxilia os estudantes a obterem informações para tomarem decisões conscientes sobre a continuidade dos estudos e a atuação profissional.
Fonte: Voz de Rondônia, com informações da SECOM.