Porto Velho, RO - Durante mais de um mês, quem passou pela entrada do Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II, em Porto Velho, encontrou um cachorro sempre no mesmo lugar. Batizado de Faraó, o animal permaneceu na porta da unidade desde o dia em que acompanhou o tutor até o hospital, após ele sofrer um acidente.
O homem não resistiu aos ferimentos, mas Faraó continuou esperando pela volta do tutor. A permanência do cachorro no local chamou a atenção de servidores, pacientes e visitantes, que passaram a oferecer água, alimento e carinho enquanto ele permanecia na entrada do hospital.
Nesta semana, a história ganhou um novo capítulo. Faraó foi resgatado pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), por meio da Proteção e Bem-Estar Animal, e encaminhado à Clínica do Bem-Estar Animal de Porto Velho.
Cão passou por avaliação veterinária
Na clínica, Faraó passou por triagem, consulta veterinária e exames de sangue. O animal também será castrado e receberá um microchip de identificação.
Até estar totalmente preparado para ser adotado, Faraó permanecerá sob os cuidados da equipe da unidade. Depois dos procedimentos, ele será disponibilizado para adoção responsável.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Arthur Borin, a história do animal mobilizou a população e reforça a importância do cuidado com animais em situação de vulnerabilidade.
“O Faraó emocionou toda a cidade pela fidelidade que demonstrou. Agora nossa missão é garantir que ele receba todos os cuidados necessários e tenha a oportunidade de encontrar um lar definitivo.”
Mais do que o resgate, a iniciativa busca transformar a história de lealdade do cachorro em uma oportunidade de recomeço. Depois de permanecer por semanas esperando por alguém que não voltaria, Faraó agora aguarda uma nova família.
O prefeito Léo Moraes destacou que a adoção responsável pode representar uma nova etapa na vida do animal.
“A lealdade do Faraó tocou muitas pessoas. Agora queremos que essa história tenha um final diferente, com saúde, proteção e, principalmente, uma família que ofereça o amor que ele merece. Quem sabe esse novo começo não está justamente na casa de quem se emocionou com essa história?”
Feira de adoção acontece neste domingo
Quem se sensibilizou com a história de Faraó e deseja oferecer um lar a um animal resgatado terá uma oportunidade neste domingo (2). Uma nova edição da feira de adoção animal será realizada na Rua do Lazer, em Porto Velho.
O evento reunirá animais resgatados pela Clínica do Bem-Estar Animal que já receberam cuidados veterinários, incluindo vacinação e castração, e agora estão disponíveis para adoção responsável.
A iniciativa busca encontrar famílias dispostas a acolher os animais e oferecer condições adequadas de cuidado, proteção e bem-estar.
A expectativa é que Faraó também possa, em breve, encontrar uma família e iniciar uma nova história depois dos dias de espera na porta do hospital.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)