Queda de avião da Satena deixa 15 mortos na Colômbia; Congresso decreta luto

Queda de avião da Satena deixa 15 mortos na Colômbia; Congresso decreta luto

Deputado colombiano estaria dentro da aeronave; equipes da Força Aeroespacial e do Exército foram mobilizadas

Porto Velho, RO - Um avião que transportava 15 pessoas caiu na Colômbia na manhã desta quarta-feira (28), deixando todos os ocupantes mortos, informou o escritório de comunicação da Autoridade de Aeronáutica Civil da Colômbia à CNN.

A aeronave pertencia à companhia aérea estatal Satena e realizava o voo entre Cúcuta e Ocaña, transportando 13 passageiros e dois tripulantes.

 

Segundo comunicado da empresa, o avião decolou às 11h42 (horário local) do Aeroporto Camilo Daza, em Cúcuta, com previsão de pouso às 12h05. No entanto, o último contato com o controle de tráfego aéreo ocorreu às 11h54, minutos antes do desaparecimento do sinal.

O site de rastreamento de voos FlightAware registrou que a aeronave permaneceu no ar por cerca de nove minutos antes de perder a comunicação.

Forças militares e equipes de resgate mobilizadas

Em nota oficial, a Satena informou que mobilizou todos os recursos disponíveis em coordenação com o Centro de Comando e Controle da Força Aeroespacial Colombiana e a Diretoria de Investigação Técnica e de Acidentes da Autoridade de Aeronáutica Civil.

Posteriormente, a companhia confirmou que aviões da Força Aeroespacial Colombiana, do Exército e da empresa Searca foram acionados para atuar nas buscas e no atendimento à ocorrência.

“O governo nacional está acompanhando de perto as informações sobre a aeronave HK4709 da Satena”, declarou o ministro do Interior da Colômbia, Armando Benedetti.

Deputado colombiano estava entre as vítimas

Horas após a confirmação do acidente, o Partido U, da Colômbia, informou que o deputado Diógenes Quintero estava entre os passageiros do voo. A informação já havia sido divulgada anteriormente pela equipe de comunicação do parlamentar, que relatou a impossibilidade de contato com ele e com sua assessora, Natalia Acosta Salcedo, após o desaparecimento da aeronave.

Diógenes Quintero integrava o Congresso da República da Colômbia desde 2022, eleito como representante da coligação pela paz. Seu mandato se estenderia até 2026.

Em nota oficial, o Partido U lamentou a morte do parlamentar:

“O nosso Conselho de Administração, as bancadas do Senado e da Câmara dos Representantes, assim como todos os nossos membros, expressam profundo pesar por esta dolorosa perda, que entristece não apenas o nosso partido, mas todo o país. Diógenes Quintero foi um líder comprometido com sua região, com vocação para o serviço público e forte senso de responsabilidade.”

Autoridades prestam condolências

O Gabinete do Governador do Departamento de Norte de Santander também divulgou mensagem de solidariedade às famílias das vítimas.

“Lamentamos profundamente a tragédia ocorrida após o acidente aéreo confirmado nas últimas horas na zona rural de La Playa de Belén. Expressamos nossa solidariedade e sinceras condolências aos familiares, amigos e entes queridos das vítimas.”

As causas do acidente ainda serão investigadas pelas autoridades aeronáuticas colombianas.

Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem