Operação Carbono Oculto 86: PCC é alvo de ação que fecha 49 postos de combustíveis em três estados

Operação Carbono Oculto 86: PCC é alvo de ação que fecha 49 postos de combustíveis em três estados

Grupo utilizava empresas de fachada para lavar capital ilícito


Polícia Civil investiga uso de empresas de fachada, fundos de investimento e fintechs para lavar dinheiro e fraudar o mercado de combustíveis

Porto Velho, RO - Policiais civis deflagraram nesta quarta-feira (5) a Operação Carbono Oculto 86, que apura a infiltração do Primeiro Comando da Capital (PCC) no setor de combustíveis. A ação resultou na interdição de 49 postos localizados nos estados do Piauí, Maranhão e Tocantins.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), o grupo criminoso utilizava uma rede complexa de empresas de fachada, fundos de investimento e fintechs para lavar capitais ilícitos, fraudar o mercado e ocultar patrimônio.

“A investigação revelou interconexão direta entre empresários locais e os mesmos fundos e operadores financeiros investigados pela Operação Carbono Oculto, que integrou Receita Federal, Polícia Federal, Ministério Público de São Paulo e Polícia Militar paulista para desarticular um esquema nacional de lavagem de dinheiro de organizações criminosas”, informou a SSP-PI em nota.

No Piauí, os estabelecimentos interditados estão distribuídos nos municípios de Teresina, Lagoa do Piauí, Demerval Lobão, Miguel Leão, Altos, Picos, Canto do Buriti, Dom Inocêncio, Uruçuí, Parnaíba e São João da Fronteira.

As investigações apontam que os recursos ilícitos movimentados pelo grupo eram disfarçados em transações comerciais aparentemente legítimas, permitindo a expansão silenciosa da facção criminosa no setor energético.
A Operação Carbono Oculto 86 segue em andamento, e novas fases não estão descartadas.

Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem