Porto Velho, RO - A seleção brasileira feminina de tênis iniciou nesta terça-feira (11), em Hobart, na Austrália, a fase final de preparação para os playoffs da Billie Jean King Cup (BJKC) — principal competição entre nações do tênis feminino mundial.
O Brasil estreia no sábado (15) contra Portugal, e no dia seguinte (16) encara a Austrália, anfitriã do torneio. Os confrontos acontecem no Domain Tennis Centre, em quadras de piso duro.
Participaram do primeiro treino as atletas Luisa Stefani — vice-campeã de duplas do WTA Finals no último domingo (9) —, Laura Pigossi, Ana Candiotto e Ingrid Martins. A jovem Nauhany “Naná” Silva, de 15 anos, se junta ao grupo nesta quarta (12), após representar o país no Billie Jean King Cup Júnior, disputado em Santiago, no Chile.
“Tivemos um dia extremamente positivo, mesmo com as interrupções por conta das chuvas. As quadras estão ótimas e o vento não deve ser problema. Vamos com tudo”, afirmou o técnico Luiz Peniza.
O Grupo E dos playoffs contará com confrontos diretos entre as três seleções. Em cada rodada serão disputadas duas partidas de simples e uma de duplas, todas em melhor de três sets. A equipe vencedora garante vaga nos qualifiers da edição 2026 do torneio.
Em abril deste ano, o Brasil foi eliminado nos qualifiers da BJKC 2025. Naquela ocasião, a equipe contava com Beatriz Haddad Maia e Ingrid Martins, que não participam desta convocação.
Criada em 1963 pela Federação Internacional de Tênis (ITF), a competição passou a se chamar Fed Cup em 1995 e, desde 2020, homenageia a lendária Billie Jean King, campeã de 39 títulos de Grand Slam e símbolo da luta por igualdade no esporte.
🗓 Jogos do Grupo E (horário de Brasília)
-
14/11 (sexta) – Austrália x Portugal – 22h
-
15/11 (sábado) – Brasil x Portugal – 22h
-
16/11 (domingo) – Brasil x Austrália – 22h
Fonte: Agência Brasil