/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/Q/4/6nzB44QtiB82A31NB3BQ/untitled-3.8.2.jpg)
Viaturas da Polícia Civil. — Foto: Reprodução/Polícia Civil (PC)
Porto Velho, RO - Um grupo suspeito de aplicar golpes com contratos falsos de consórcio e financiamento foi alvo da segunda fase da Operação Contemplados, deflagrada nesta quinta-feira (23) pela Polícia Civil de Rondônia, com ações nas cidades de Porto Velho e Ji-Paraná.
De acordo com as investigações, os criminosos voltaram a agir mesmo após a primeira fase da operação, realizada em abril deste ano, quando uma organização semelhante havia sido desarticulada. Os investigados criaram novas empresas de fachada para continuar atraindo vítimas e aplicando fraudes.
Segundo a polícia, os golpistas prometiam “cartas contempladas” — documentos que supostamente garantiam crédito imediato para compra de veículos ou imóveis — e “financiamentos facilitados”, com aprovação rápida e sem burocracia. As vítimas, acreditando nas ofertas, realizavam pagamentos antecipados, mas os contratos apresentados eram falsos.
O prejuízo estimado ultrapassa R$ 230 mil somente em Porto Velho.
Durante a operação, foram cumpridos mandados de prisão, busca e apreensão e bloqueio de bens. Um dos suspeitos foi preso em via pública e outro continua foragido. Foram apreendidos celulares, documentos, contratos e comprovantes bancários que serão analisados pela Polícia Civil.
A Operação Contemplados é conduzida pela Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (Derf), que segue investigando a possível participação de outros envolvidos no esquema.