
Porto Velho, RO - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que o país possui 5 mil mísseis antiaéreos portáteis Igla-S, de fabricação russa, para enfrentar uma eventual ameaça militar dos Estados Unidos.
Durante um pronunciamento televisionado na quarta-feira (22), Maduro destacou o poder do armamento:
“Qualquer força militar no mundo conhece o poder dos Igla-S, e a Venezuela possui nada mais nada menos que 5 mil Igla-S”, declarou o líder venezuelano.
O Igla-S é um míssil portátil de curto alcance, desenvolvido para abater aviões e helicópteros voando a baixa altitude. O sistema já foi utilizado em exercícios militares ordenados por Maduro, realizados em resposta ao destacamento de forças norte-americanas na região do Caribe.
Os Estados Unidos enviaram sete navios e aviões de combate, alegando realizar operações contra o tráfico de drogas. Desde o início de setembro, essas operações teriam resultado em pelo menos sete ataques, com 32 mortos, segundo informações citadas por Caracas.
Além disso, o presidente Donald Trump anunciou, em meados de outubro, a autorização para operações clandestinas da CIA contra o governo venezuelano.
Washington acusa Maduro e altos funcionários do regime de liderarem uma ampla rede de narcotráfico internacional, enquanto Caracas nega categoricamente as acusações e alega que os EUA buscam promover uma mudança de regime e se apoderar das reservas de petróleo venezuelanas — as maiores do mundo comprovadas.