Golpe do motel: grupo extorquia frequentadores com fotos e vídeos

Golpe do motel: grupo extorquia frequentadores com fotos e vídeos

Esquema era coordenado dentro de presídios e criminosos chegavam a cobrar até R$ 15 mil para não expor supostos casos de infidelidade de frequentadores de motéis; operação da PCRS prendeu preventivamente três pessoas

Polícia Civil do Rio Grande do Sul realiza grande operação contra grupo que realizava extorsões contra frequentadores de motéis • Divulgação/PCRS

Porto Velho, RO - A Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS) realizou nesta sexta-feira (31) uma operação contra um grupo criminoso que extorquia vítimas após fotografar seus veículos na saída de motéis em Porto Alegre e Região Metropolitana.

Segundo as investigações:

  • Prisões: Três pessoas foram presas preventivamente nos municípios de Eldorado do Sul, São Leopoldo e Charqueadas. Ao todo, na segunda fase da operação, já são oito detidos.

  • Modus operandi: O grupo fotografava e filmava veículos, principalmente de alto padrão, na entrada e saída de motéis. Com essas imagens, usavam engenharia social e aplicativos para obter dados pessoais das vítimas, como nome, telefone e informações sobre familiares.

  • Extorsão: Os criminosos se passavam por detetives particulares, alegando que haviam sido contratados pelos cônjuges das vítimas para investigar traições. Ameaçavam divulgar o material e exigiam pagamentos via Pix, que chegavam a R$ 15 mil por vítima.

  • Núcleo prisional: Parte da operação era coordenada por detentos da Penitenciária de Charqueadas. Um detento de 32 anos, preso desde 2016 e com histórico criminal extenso (extorsão, estelionato, homicídio, roubo de veículo e porte ilegal de arma), gerenciava consultas de dados e operações externas. Outro núcleo funcionava a partir de uma única cela, com três presos executando as extorsões em conjunto.

Essa operação evidencia a sofisticada organização do esquema, que unia crimes fora e dentro do sistema prisional, usando tecnologia e ameaças para extorquir vítimas.

Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem