
A unidade móvel, totalmente equipada, disponibiliza exames como mamografia, ultrassonografia transvaginal, exames de colo e mama, além de consultas com ginecologistas e biópsias de mama e colo do útero.
.jpeg)
A ação integra o programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, que já percorreu dezenas de cidades em todos os estados brasileiros. Em Porto Velho, o agendamento dos atendimentos é feito pela Semusa, com prioridade para mulheres com histórico familiar de câncer, sintomas suspeitos ou que não realizam exames há muitos anos.
Prevenção e acolhimento
A atendente de telemarketing Sineide Nunes foi a primeira beneficiada e expressou gratidão pelo atendimento. Moradora da capital, ela aguardava há cerca de dois anos por um exame de mamografia e destacou a importância da ação.

“Eu acho que para a saúde da mulher é de extrema importância. Eu que estava esperando há quase dois anos esse exame, já nem acreditava mais que seria realizado. Então, pra mim, foi muito bom. Só tenho que parabenizar e desejar que continuem trazendo mais saúde para nós, mulheres”, afirmou Sineide.
Outra beneficiada, a pedagoga Maria Jandineide, relatou que a carreta trouxe alívio após anos de espera por atendimento ginecológico. Diagnosticada com um mioma uterino, ela agora poderá dar continuidade ao acompanhamento médico.
“Essa iniciativa é de fundamental importância, porque veio para agilizar e melhorar o atendimento. Eu esperava há dois anos porque não tinha conseguido. E agora, meio que do nada, surgiu essa carreta. Estou sem palavras para descrever o que estou sentindo, porque finalmente consegui realizar meus exames”, disse a pedagoga.
A funcionária pública aposentada Edileuza das Graças, de 61 anos, também foi atendida e elogiou o projeto. Ela realiza acompanhamento médico desde 2001 e considera a iniciativa essencial para a prevenção e diagnóstico precoce.

“Eu adorei essa iniciativa, pois faz a prevenção das mulheres. Tem muitas que esperam anos e nunca conseguem realizar os exames. Agora, com essa carreta, fica mais fácil o atendimento e vamos seguir cuidando da nossa saúde”, destacou Edileuza.
Saúde em primeiro lugar
A unidade móvel itinerante conta com infraestrutura completa e equipe multiprofissional capacitada para atender até 60 mulheres por dia. A carreta permanecerá em Porto Velho por 30 dias, ampliando o acesso aos serviços de saúde feminina.

A Prefeitura de Porto Velho segue investindo em ações que priorizam a prevenção, o autocuidado e o acolhimento humanizado, reafirmando o compromisso com uma saúde pública acessível e de qualidade, especialmente voltada às necessidades das mulheres porto-velhenses.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)