Prefeitura de Porto Velho lança Programa Saúde na Escola

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Prefeitura de Porto Velho lança Programa Saúde na Escola


Em Porto Velho, mais de 60 mil alunos serão atendidos em 124 escolas

Porto Velho, RO - Aconteceu nesta terça-feira (4) o lançamento oficial do ‘Programa Saúde na Escola’, desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho, em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O PSE trabalha com políticas e ações de educação e saúde direcionadas à comunidade escolar e as atividades são realizadas pelas equipes de saúde da família e da educação básica.

O encontro reuniu representantes da saúde e da educação para a apresentação do programa, as atribuições de cada secretaria e o calendário das ações que serão executadas nos anos de 2023 e 2024. Em Porto Velho, mais de 60 mil alunos serão atendidos em 124 escolas, sendo 89 da rede municipal e 35 da rede estadual.

Eliana Pasini, secretária de Saúde, afirma que “para a saúde a parceria é um ganho, porque nós conseguimos trabalhar uma área que para a gente é uma das mais importantes, que é a prevenção e promoção à saúde, de forma que essas crianças e jovens não adoeçam futuramente de doenças que possam ser preveníveis. Com o PSE é possível melhorar a qualidade de vida através da educação”.

“Essas ações do Programa Saúde Escolar fazem parte do planejamento estratégico da Prefeitura para a educação. O programa inclui na rotina de escolas da rede pública municipal as atividades que unem saúde e educação com foco no bem-estar dos alunos.

As ações são planejadas, discutidas e trabalhadas de forma conjunta entre as equipes de saúde e servidores da Semed”, explicou Gláucia Negreiros, titular da pasta de Educação.


Um kit pedagógico foi entregue para cada escola atendida

BEM-ESTAR

Maria de Lourdes, coordenadora do Programa Saúde na Escola dentro da Semusa, explica que o projeto contribui para a saúde e bem-estar das crianças através de ações educativas.

“O programa é intersetorial entre as áreas de saúde e educação para que as escolas atendidas estejam dentro da estratégia de saúde da família. Por isso, nós reunimos os gerentes das unidades de saúde com os gestores das escolas atendidas, com objetivo de fazer com que nossas crianças sejam agentes transformadores, que em casa orientem os pais e todos os familiares com o que aprenderam dentro da sala de aula”, explica.

No evento, as equipes da Semed realizaram a entrega de um kit pedagógico para cada escola atendida, esses materiais serão utilizados durante o desenvolvimento das atividades. O projeto trabalha com 13 ações ao longo do ano, entre os temas trabalhados, estão ações de combate ao Aedes aegypti, prevenção ao uso de álcool e drogas, cuidado com a saúde bucal, atualização do cartão de vacinas, além de educação sexual.

Lais Reis, coordenadora do PSE dentro da Semed, ressalta que em 15 anos de projeto, cada vez mais escolas foram atendidas, e a expectativa é aumentar esse número. “Nosso principal objetivo é ampliar o quantitativo de escolas pactuadas, até conseguir alcançar 100% da rede municipal de educação, para que cada vez mais alunos sejam atendidos, porque eles são os maiores beneficiados e é para eles que o programa existe”.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários