Aprovação de Donald Trump cai a 37%, menor índice do segundo mandato, aponta pesquisa da CNN

Aprovação de Donald Trump cai a 37%, menor índice do segundo mandato, aponta pesquisa da CNN

Nova pesquisa CNN/SSRS mostra queda acentuada da popularidade de Donald Trump, com 68% dos americanos avaliando que as coisas vão mal

Levantamento mostra que 63% dos americanos desaprovam o governo; economia e custo de vida são as maiores preocupações

Porto Velho, RO - A aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caiu para 37%, o menor índice de seu segundo mandato, segundo pesquisa CNN/SSRS divulgada nesta segunda-feira (3/11). A desaprovação atingiu 63%, superando o recorde anterior de rejeição registrado após os protestos de 6 de janeiro de 2021, durante seu primeiro mandato.

O levantamento ouviu 1.245 adultos entre os dias 27 e 30 de outubro. De acordo com os dados, 68% dos entrevistados consideram que “as coisas estão indo muito ou bastante mal” no país, enquanto 32% avaliam que a situação está “muito ou razoavelmente bem”.

A pesquisa revela que a economia e o custo de vida são as maiores preocupações da população, mencionadas por 47% dos entrevistados. Em seguida aparecem o estado da democracia (26%) e a imigração (10%). Já criminalidade e segurança foram citadas por 7%, saúde por 5% e política externa por apenas 1%.

Economia e política externa

Sobre a condução econômica do governo, 27% acreditam que as políticas de Trump melhoraram a situação do país, enquanto 61% avaliam que pioraram. O estudo destaca uma preocupação crescente em regiões rurais republicanas, onde tarifas aplicadas pelo governo resultaram em demissões em fábricas e desaceleração da produção.

Na política externa, 32% dos entrevistados dizem que as decisões do presidente beneficiaram a posição global dos EUA, 56% afirmam que prejudicaram, e 12% consideram que não houve impacto.

Percepção sobre o poder presidencial

A pesquisa também avaliou a percepção pública sobre o uso do poder presidencial. 61% dos americanos consideram que Trump extrapolou suas atribuições, enquanto 31% entendem que o exercício da autoridade foi adequado e 9% dizem que o presidente não foi longe o suficiente.

Entre as medidas mais criticadas estão ataques militares sem autorização do Congresso, o envio de tropas da Guarda Nacional contrariando autoridades estaduais e decretos executivos que ampliaram o poder da Casa Branca sobre agências reguladoras independentes.

Eleições e impasse no Congresso

Com a aproximação das eleições de meio de mandato, 41% dos entrevistados disseram que votariam para demonstrar oposição a Trump, 21% votariam em apoio ao presidente e 38% afirmaram que o voto não terá relação direta com sua aprovação ou desaprovação.

A pesquisa foi divulgada em meio a um impasse no Congresso, que já mantém o governo federal paralisado há 32 dias, um dos maiores shutdowns da história dos EUA. O bloqueio orçamentário tem afetado programas de assistência alimentar, como o SNAP, e causado atrasos no repasse de verbas para outras iniciativas federais.

Fonte: Metrópoles

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem