Ranking dos Políticos avalia atuação de deputados e senadores com base em critérios como transparência e eficiência
Porto Velho, RO - Deputados federais e senadores ligados à direita e ao Centrão dominaram as primeiras colocações no prêmio Excelência Parlamentar 2024, promovido pelo Ranking dos Políticos. A cerimônia de premiação aconteceu nesta quarta-feira (4), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. O deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) foi o mais bem avaliado na Câmara, com uma pontuação de 8,80 em uma escala de 0 a 10. No Senado, Carlos Portinho (PL-RJ) liderou, com 8,54.Entre os representantes de Rondônia, o deputado federal Mauricio Carvalho (União-RO) obteve destaque ao ocupar a 67ª posição entre os 504 parlamentares avaliados, com uma pontuação de 8,12.
Na Câmara dos Deputados, os dez primeiros colocados foram:
* Arnaldo Jardim (Cidadania-SP): 8,80
* Adriana Ventura (Novo-SP): 8,74
* Pedro Paulo (PSD-RJ): 8,67
* Alex Manente (Cidadania-SP): 8,64
* Zé Vitor (PL-MG): 8,63
* Caroline de Toni (PL-SC): 8,62
* Kim Kataguiri (União-SP): 8,61
* Pedro Lupion (PP-PR): 8,58
* Mendonça Filho (União-PE): 8,56
* Joaquim Passarinho (PL-PA): 8,52
No Senado, os dez melhores colocados foram:
* Carlos Portinho (PL-RJ): 8,54
* Izalci Lucas (PL-DF): 8,50
* Oriovisto Guimarães (Podemos-PR): 8,50
* Cleitinho (Republicanos-MG): 8,46
* Tereza Cristina (PP-MS): 8,43
* Damares Alves (Republicanos-DF): 8,41
* Eduardo Girão (Novo-CE): 8,38
* Carlos Viana (Podemos-MG): 8,37
* Styvenson Valentim (Podemos-RN): 8,35
* Dr. Hiran (PP-RR): 8,34
Esquerda e desempenho de Rondônia
O parlamentar de esquerda mais bem posicionado no ranking foi Reginaldo Lopes (PT-MG), que alcançou a 37ª colocação com nota 8,39. Rondônia foi representada por Mauricio Carvalho, na 67ª posição, destacando-se como o melhor deputado do estado.
Impacto do prêmio
Segundo o diretor-geral do Ranking dos Políticos, Juan Carlos de Arruda, o prêmio influencia diretamente a percepção pública sobre os parlamentares. "Estudos mostram que os premiados têm, em média, 18 pontos percentuais a mais de chances de alcançar a reeleição. Isso reflete na adoção de práticas mais alinhadas às expectativas da população em relação à transparência e eficiência", pontuou.
O prêmio Excelência Parlamentar é baseado em critérios como assiduidade, economia nos gastos públicos, presença em votações e atuação em projetos que promovam melhorias sociais. A avaliação objetiva estimular uma gestão pública mais eficiente e alinhada aos interesses da sociedade.
Confira o ranking completo
Fonte: SGC
0 Comentários