Setur elabora projeto que irá envolver reeducandos do Sistema Prisional na produção de materiais turísticos de Rondônia

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Setur elabora projeto que irá envolver reeducandos do Sistema Prisional na produção de materiais turísticos de Rondônia



Superintendente de Turismo, Gilvan Pereira, e secretaria adjunta da Sejus, Helanne Cristina Magalhães firmam Termo de Cooperação em prol do turismo


Porto Velho, RO - Por meio de Termo de Cooperação entre Superintendência Estadual de Turismo – Setur e a Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, oficializado na terça-feira (11), reeducandos do Projeto Pintando a Liberdade do Sistema Prisional de Rondônia irão trabalhar na produção de material gráfico promocional do Projeto Turismo para Todos, do Governo de Rondônia.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou o compromisso de avançar na ressocialização dos reeducandos do Sistema Prisional do Estado, dando a oportunidade de exercerem atividades laborais, que trazem dignidade e esperança de começarem uma nova trajetória, após o cumprimento das penas.

‘‘Rondônia ocupa o 4º lugar no ranking nacional entre os estados onde mais presos trabalham, conforme levantamento do Departamento Penitenciário Nacional – Depen. É muito importante mais essa parceria, por meio da qual eles ajudarão na divulgação do turismo com a produção de materiais, o que beneficia a população e o nosso Estado, que tem atrativos turísticos maravilhosos, e que mais pessoas precisam conhecer’’, considerou.

PINTANDO A LIBERDADE

Conforme o Termo de Cooperação, a Sejus disponibilizará, além da mão de obra, o espaço físico para a execução dos serviços. Ao todo, 79 reeducandos já inseridos no Projeto Pintando a Liberdade participarão da produção. O Programa Pintando a Liberdade iniciou em Rondônia no ano de 1999. Foi instalada a fábrica de bolas da Penitenciária Estadual Ênio Pinheiro dos Santos. Posteriormente, começou o ateliê de costura e há cerca de 10 meses foi expandido para a Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho, tendo mais uma fábrica de bolas e um ateliê de costura.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, ressaltou a importância do trabalho integrado para a ressocialização dos reeducados e desenvolvimento do Estado.”O termo assinado traz a oportunidade de demonstrar o quanto a utilização da mão de obra carcerária pode proporcionar cidadania e ao mesmo tempo contribuir efetivamente com a promoção de políticas públicas estaduais e a economia de recursos”, comentou


Reeducandos produzirão materiais para divulgação do turismo


TURISMO PARA TODOS


O Projeto Turismo para Todos, desenvolvido no âmbito da Setur, foi criado em 2023, e tem como objetivo fazer parceria com outras secretarias para acelerar as atividades promocionais.

Com o Termo de Cooperação, as pessoas privadas de liberdade contribuirão para o projeto com a confecção de camisetas, bolas de futebol, mochilas, sandálias, e demais materiais promocionais solicitados pela Setur. A cooperação tem duração de um ano.

”O Termo de Cooperação com a Sejus é para que o Estado de Rondônia promova, por meio da mão de obra de reeducandos, a produção de materiais, sendo 3 mil camisas neste primeiro lote, com o intuito de promover o turismo em todos os municípios. Elas serão distribuídas a estudantes, professores, em órgãos públicos, associações e federações. Esta é uma publicidade do turismo de Rondônia, e isso vem para somar aos diversos projetos e programas que o Estado já desenvolvendo por intermédio da Setur, para tornar o turismo mais forte e receptivo aos visitantes”, explicou o superintendente de Turismo, Gilvan Pereira.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários