Anvisa autoriza a volta da venda de lista restrita de pomadas capilares; veja quais são

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Anvisa autoriza a volta da venda de lista restrita de pomadas capilares; veja quais são

Decisão de interdição de todas as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos foi adotada devido ao número de relatos de eventos adversos graves notificados à agência.


Porto Velho, RO - 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiu nesta segunda-feira (20) uma lista de pomadas capilares que poderão voltar ao mercado. A decisão de interdição de todas as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos foi adotada devido ao número de relatos de eventos adversos graves notificados à agência.


A Anvisa ressalta que é uma lista restrita e que a interdição continua para produtos que não forem citados no documento.


VEJA A LISTA COMPLETA DAS POMADAS AUTORIZADAS

Segundo as investigações, a maioria dos produtos que causou efeitos adversos oculares graves apresenta altas concentrações da substância Ceteareth-20. Por isso, a interdição segue para produtos que estejam nessa condição, "permitindo o retorno ao mercado de parte dos produtos que possuem essa substância abaixo da concentração de 20% em suas fórmulas", diz a Anvisa.


Desde o início do ano e como parte da investigação, a Anvisa já cancelou a autorização de 635 produtos por motivos como uso de ingrediente não autorizado ou fora do limite, ausência de declaração do responsável técnico da empresa e não apresentação de estudos e testes solicitados.


A agência diz que "continuará o monitoramento de todos os casos de efeitos adversos associados às pomadas capilares e agindo sobre aquelas que venham a ocasionar novos eventos".

Postar um comentário

0 Comentários