LIRAa inicia em Porto Velho com visita ao bairro Flodoaldo Pontes Pinto

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

LIRAa inicia em Porto Velho com visita ao bairro Flodoaldo Pontes Pinto



Cerca de 8 mil casas, em 40 bairros, serão visitadas até o dia 17 de fevereiro

Porto Velho, RO - Não deixar água parada e limpar os quintais regularmente são alguns dos cuidados que a dona de casa Marnilce Oliveira toma todos os dias para evitar a dengue. Ela é moradora do Flodoaldo Pontes Pinto há 17 anos, bairro que a Prefeitura de Porto Velho escolheu para iniciar o primeiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2023.

Jussara Alves, subgerente do Núcleo de Controle de Endemias, Malária e Dengue da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), explica que a escolha foi feita devido ao grande número de casos de dengue registrados no local.

Escolha do bairro se deu pelo grande número de casos de dengue registrados

“Nós concentramos nossas equipes aqui hoje porque tivemos um alto número de casos registrados em 2022. Dos 1.900 casos confirmados na capital, 100 deles foram no bairro Flodoaldo Pontes Pinto”.

LIRAa


O Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) é um estudo proposto pelo Ministério da Saúde para observar nas residências a presença de larvas e dos criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Estudo é proposto pelo MS para observar a presença de larvas e criadouros


Em Porto Velho, a primeira coleta será realizada em mais de 8 mil casas de mais de 40 bairros em todas as zonas da capital. As visitas são feitas pelos Agentes de Combate às Endemias junto com soldados da Força Aérea Brasileira. Jussara reforça à população que recepcione as equipes e contribua com o trabalho da Semusa.

“Muitos moradores se sentem desconfiados com a visita, mas nossas equipes estão sempre identificadas com crachá e uniforme. Agora, com o apoio das Forças Armadas, também oferecemos mais segurança à população, que vê a seriedade do trabalho”.

O LIRAa acontece até o dia 17 de fevereiro. Após a conclusão do levantamento, as equipes da Semusa serão direcionadas para atuar nos bairros que registrarem maior índice de infestação.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários