Raspar a língua, tomar colágeno e 'shot para imunidade': veja mitos e verdades sobre hábitos que bombam na web

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Raspar a língua, tomar colágeno e 'shot para imunidade': veja mitos e verdades sobre hábitos que bombam na web


Seja em prol da estética ou da saúde, muitas atitudes tidas como saudáveis sequer têm comprovação científica.

Porto Velho, RO - A rotina na internet de várias influenciadoras começa de maneira bem parecida: entram nas redes sociais, tomam café e mostram o dia a dia. Logo pela manhã, exibem ao acordar seus hábitos e rituais - propagandeados como saudáveis. Uns dos mais comuns envolvem raspar a língua, esfoliar o corpo, tomar um "shot para a imunidade" e ingerir colágeno. Mas, afinal, será que funcionam de verdade?

Raspar a língua: VERDADE ✅

A influencer Mariana Goldfarb, que conta com mais de um milhão de seguidores, é uma das adeptas de raspar a língua com raspadores.

De acordo com a cirurgiã-dentista Gabriela Nicolellis, a prática é mais eficiente do que apenas escová-la e diminui em até 75% a chance de desenvolver mau hálito.


Dentista explica que esse hábito ajuda a eliminar o mau hálito. — Foto: Reprodução/Instagram


Isso porque na língua fica depositada a saburra, a sujeira branca que contém restos de comida, gordura, células descamadas, proteínas e bactérias.


O material do utensílio não faz diferença no resultado. Pode ser de plástico, cobre ou metal, tanto faz.


* O importante é raspar após a higiene bucal, de trás para frente em linha reta para retirar a saburra. Ao fim, enxaguar a boca.

* Entre os principais benefícios estão evitar mau hálito, cárie, doenças periodontais, alterações no paladar e doenças oportunistas como o sapinho.

* É recomendado raspar duas vezes ao dia, ao acordar e à noite, antes de dormir, já que, durante o sono, há diminuição do fluxo salivar, aumentando a quantidade de bactérias.


Tomar colágeno: MITO ⛔


Balinhas de goma com colágeno não contém a quantidade necessária da substância para beneficiar a saúde. — Foto: Reprodução/Freepik


Vendidos em forma de balinhas de goma, cápsulas e em pó para a diluição em água, o colágeno é tratado por influenciadoras como substância capaz de melhorar o viço da pele.

No entanto, a dermatologista Patrícia Trigo, do Hospital Sepaco, explica que não há estudos demonstrando que ingerir colágeno melhora a aparência.

O efeito é a nível celular, hidratando as células. Geralmente, ortopedistas indicam para idosos porque pode melhorar as cartilagens, mas é só.

Ela ressalta que ingestão da substância sobrecarrega os rins e, caso seja recomendada pelo médico, deve ser como complemento de uma alimentação balanceada.
Para fazer efeito, é preciso tomar por, no mínimo, seis meses e 10 gramas por dia. Essa é a quantidade que costuma vir em sachês.

A quantidade de colágeno em "gominhas" ou cápsulas é muito menor do que o indicado para consumo diário. Ou seja, não funciona.

Esfoliação a seco: MITO ⛔


Fazer esfoliação sem a recomendação médica pode sensibilizar a pele. — Foto: Reprodução/Freepik

Já a esfoliação a seco, feita com buchas ou até escovas especiais para isso, não é indicada. A dermatologista Patrícia Trigo explica que esse método pode deixar a pele sensível e agravar questões preexistentes, como ressecamento e espinhas.


Esse tipo de procedimento parece simples, mas precisa ser feito conforme a indicação de um médico, de acordo com o tipo de pele do paciente.


'Shot da imunidade': MITO ⛔

O chamado "shot da imunidade", em geral, é uma mistura de água, limão espremido, própolis e especiarias, como cúrcuma, canela ou gengibre. Influenciadoras costumam tomar em jejum um copo pequeno desse por dia. O gosto pode fazer muitos torcerem o nariz e, segundo especialistas, não tem nenhum efeito na imunidade.


O 'shot' sozinho não faz milagres pela saúde, sendo apenas parte de um estilo de vida saudável. — Foto: Reprodução/Pexels


Larissa Cau Carlet, imunologista membro da Doctoralia, explica que esse tipo de preparado não interfere no funcionamento do organismo, e não há pesquisas que comprovem a eficácia.

"Uma alimentação baseada em alimentos muito gordurosos ou com altas doses de bebidas alcoólicas não será compensada com um shot matinal. É algo que leva tempo e exige mudança de hábitos", diz.

De acordo com a médica, em caso de suspeita de uma doença imunológica, é preciso fazer uma avaliação com um especialista para entender o funcionamento dos órgãos e das células do indivíduo

"Imunodeficiências e outras doenças potencialmente graves e fatais requerem tratamentos qualificados", afirma.

Já Telma Sigolo, nutróloga do Hospital Albert Sabin de SP, explica que a cúrcuma tem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, e é comumente usada por pessoas com doenças reumáticas ou idosos que enfrentam dores crônicas.

"O consumo em jejum pode facilitar a ação anti-inflamatória porque você potencializa a absorção dos nutrientes, mas um ingrediente sozinho não resolve a vida. Precisa estar dentro de um contexto de vida saudável e equilibrada", explica.


Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários