O dia 20 dezembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo por Lúcio Albuquerque

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

O dia 20 dezembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo por Lúcio Albuquerque


Abnael Machado de Lima

BOM DIA, 3ª feira, 20 de DEZEMBRO

COMEMORA-SE

Dia Internacional da Solidariedade Humana (ONU), Dia do Mecânico

Católicos celebram São Filogônio, São Domingos de Silos

RONDÔNIA

1953 – O Banco de Crédito da Amazônia – atual Basa – confirma o concurso em Porto Velh, com 4 provas: Português, Aritmética, Contabilidade e Datilografia (AM – 20.12.1953).

1981 – No Território, criado em 1943, há expectativas de que o movimento iniciado na década de 1960 para criar o Estado se transforme em realidade antes do Natal.

1990 – O professor Abnael Machado de Lima é eleito presidente do Conselho estadual de Educação (AM – 20.12.1990) – Veja mais na Foto do Dia.


BRASIL


1679 — Morre Maurício de Nassau, holandês que liderou a invasão de seu país ao Brasil. (n. 1604). Em 1907 — Instituído o Decreto de Depósito Legal da Biblioteca Nacional do Brasil. 2001 – Congresso aprova a EC 35: § 2º Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. 2007 — Roubadas do Museu de Arte (SP - MASP) pinturas de Pablo Picasso e de Cândido Portinari, avaliadas em U$ 55 milhões (recuperadas dias depois). 2013 – Morre Reginaldo Rossi (n. 1943) cantor cognominado “Rei do Brega”.

MUNDO

1971 — Fundada a organização internacional de ajuda humanitária Médicos sem Fronteiras (https://www.msf.org.br)

FOTO DO DIA


Há 66 anos os jovens Abnael Machado de Lima, Aricy Joaquim Bilóia, Elita Gonçalves,

Luiz Malheiro Tourinho, Lenilda Duarte e Maria Inês Pereira Leite entraram para história rondoniense, ao receberem, na mesma data em 1956 os certificados, seus certificados como Professores de Ensino Primário, habilitados pelo então Curso Pedagógico da Escola Normal do Guaporé, que antes, desde 1948, formara Regentes de Ensino pelo curso Normal Regional.

“O corpo docente dessa escola, no período de 1948 a 1950, lecionava sem perceber qualquer remuneração. Era constituído pelos seguintes cidadãos e cidadãs de elevada consciência cívica e comprometimento social”, destaca Abnael Machado (foto), fundador da Academia de Letras de Rondônia.

Leia: https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/abnael-machado/breve-historico-do-instituto-estadual-de-educacao-carmela-dutra

Postar um comentário

0 Comentários