Fhemeron de Rolim de Moura reforça necessidade de doação de sangue para atender pacientes na Zona da Mata

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Fhemeron de Rolim de Moura reforça necessidade de doação de sangue para atender pacientes na Zona da Mata


Fhemeron de Rolim de Moura tem como objetivo conscientizar a população à importância da doação de sangue

Porto Velho, RO - Devido à chegada das festividades de final de ano, o número de transfusões de sangue nas unidades hospitalares aumenta, em razão do maior volume de acidentes. Em Rolim de Moura, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia – Fhemeron faz o alerta para doações de sangue, a fim de atender o baixo estoque na instituição que abrange toda a região da Zona da Mata do Estado.

O diretor administrativo da Fhemeron no município, Carlos Augusto dos Santos esclarece que, a unidade passa por um momento muito delicado. “Com o baixo estoque de sangue em nossa Unidade, os atendimentos aos pacientes poderão ser comprometidos”, pontuou.


Estoque baixo de bolsas de sangue preocupa profissionais

Santos, relata que os estoques continuam baixos, pois o número de doadores diminui e as cirurgias aumentam. As dificuldades para urgências e emergências permanecem principalmente nessa época do ano. “A demanda por transfusões aumenta com vítimas de acidentes de trânsito, acidentes domésticos e violência que termina com pessoas gravemente machucadas. O governo de Rondônia, em parceria com as prefeituras, realiza cirurgias eletivas que necessitam de sangue para os pacientes”, explicou.

O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver. Por isso, a Fhemeron de Rolim de Moura tem como objetivo conscientizar a população quanto à importância da doação de sangue, para manter os estoques sempre abastecidos e dar continuidade aos serviços prestados.

O governador Marcos Rocha enfatiza que, as doações de sangue devem continuar, reforçando que o doador não precisa esperar por datas comemorativas ou quando alguma pessoa conhecida necessitar. “Doar sangue é um ato nobre de amor, doando uma pequena quantidade de sangue, o doador pode levar esperança de vida para quem mais precisa, não importando quem seja”, concluiu.

MEDULA ÓSSEA

O cadastro de doadores de medula óssea também pode ser realizado na Fhemeron. O cidadão que for doar sangue, também poderá fazer o cadastro de doador de medula óssea, deixando amostra. Se caso sua medula for compatível, poderá salvar uma vida em qualquer lugar do mundo.

* Para se tornar um doador de sangue, é necessário que a pessoa apresente as seguintes características:
* Tenha entre 16 e 69 anos;
* Pese mais de 50 quilos;
* Não esteja grávida;
* Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem à doação);
* Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
* Estar em boas condições de saúde;
* Não seja Epilético;
* Tenha doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher);
* Tenha dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
* Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido * por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS

Estar gripado, resfriado ou com febre; (aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas);
Infecção pela covid-19, (aguardar 30 dias após a completa recuperação);
Estar grávida ou amamentando;
Estar em tratamento médico;
Ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação (12 horas);
Ter tatuagem feita há menos de um ano;
Ter feito endoscopia digestiva nos últimos seis meses;
Ter adquirido malária nos últimos 12 meses;
Funcionários da área da saúde que estão à frente da covid estão inaptos a doarem sangue.
Pessoas vacinadas contra covid (aguardar 10 dias para doar sangue).

FUNCIONAMENTO

O atendimento para doação de sangue e cadastro de medula óssea na Fhemeron, em Rolim de Moura podem ser feitos às: segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 7h às 12h30. Já nas quartas-feiras, o atendimento é das 7h às 17h; localizada ao da Clínica da Mulher na Rua Tocantins, 3932; Bairro Planalto. Informações pelo número 3442-1328.
Rondônia conta com cinco Hemocentros regionais de coleta nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Vilhena.


Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Texto: Ricardo Barros
Fotos: Esio Mendes e Ricardo Barros

Postar um comentário

0 Comentários