Workshop de terrário aborda funcionamento do ecossistema terrestre

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Workshop de terrário aborda funcionamento do ecossistema terrestre

Atividade faz parte da programação da Semana da Árvore em Porto Velho

Porto Velho, RO
- O Parque Natural Raimundo Paraguassu, em Porto Velho, foi sede de um workshop de terrário desenvolvido pela Prefeitura, no sábado (17). A atividade faz parte da programação especial da Semana da Árvore do município e reuniu cerca de 30 participantes para aprenderem de forma simples e interativa o funcionamento do ecossistema terrestre.

O workshop foi organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), com turmas às 9h e às 11h. Duas turmas de 15 pessoas, entre crianças e adultos, participaram do curso que abordou os temas fotossíntese, ciclo da água e ciclo do carbono de forma didática, ministrado por biólogas da Sema.

"Eu já tinha visto sobre terrário na internet e fiquei muito interessada em como esse ecossistema em miniatura vive por tanto tempo. Logo quando vi que teria o workshop no Parque Natural, eu me inscrevi pra trazer o meu filho, pra ele ter essa experiência de educação ambiental. Mas confesso que a minha empolgação em participar era maior que a dele", disse Meiriane Farias.

A bióloga Juliana Infante fala sobre a importância da preservação ambiental

Durante a atividade, os participantes manuseavam um pote de vidro, onde era montado o ecossistema. Pedras, areias, terra adubada, plantas, musgos e carvão faziam parte da lista de materiais de produção, que foram doados ao projeto por instituições de meio ambiente do estado.

"Estamos dando início a semana da árvore desenvolvendo uma atividade de educação ambiental para desenvolver o nosso ecossistema e levar para dentro da nossa casa. Dessa forma é possível mostrar às pessoas a importância de preservar a natureza, apresentando como tudo funciona de forma didática", declarou a Juliana Infante, bióloga da Sema.

A programação da Semana da Árvore conta ainda com duas atividades de palestras e plantio simbólico com alunos da Escola Municipal Jesus de Nazaré.

CONFIRA:

20/09 – Palestra e vivência
Local: Parque Natural (auditório)
Horário: 08h
Escola: Jesus de Nazaré
Palestra: Permacultura e Agrofloresta – Prof Luana Lopes
Palestra: Recuperação de nascentes – Prof Marcelo (COSBRAM)

21/09 – Dia da Árvore
Local: Parque Jardim das Mangueiras
Horário: 8h
Escola: Jesus de Nazaré
Plantio simbólico e atividades de Educação Ambiental

PARQUE NATURAL

Além das atividades da semana da árvore, o Parque Natural Raimundo Paraguassu também oferece atividades de lazer como playgrounds, escalada, tirolesa, mesas para piquenique e trilhas. Além disso, o Museu do Acervo Biológico de Porto Velho, que fica nas dependências do Parque Natural, estão expostas peças importantes da fauna, flora, minerais e fósseis da região amazônica.

O museu e o parque funcionam de terça a domingo, das 8h às 17h, sem taxa de entrada. A localização do Parque Natural fica na avenida Chiquilito Erse, quilômetro 13, na capital.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

0 Comentários