Sistema Eletrônico de Informações receberá versão atualizada nos próximos dias

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Sistema Eletrônico de Informações receberá versão atualizada nos próximos dias


Estão sendo realizados os procedimentos de migração da versão 3.1 para nova versão (4.0.5) com mais segurança

Porto Velho, RO - Nos próximos dias o Sistema Eletrônico de Informações – SEI vai receber novas funcionalidades, agilidade e aperfeiçoar as funções já existentes. A confirmação é do presidente do Tribunal Regional Federal da 4º Região (TRF4), o desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, que participou da solenidade de assinatura on-line do acordo de uso do SEI em Rondônia na quarta-feira (6) em Porto Velho.

Em visita ao estado de Rondônia o desembargador Ricardo Teixeira afirmou que a atualização da versão do SEI é fruto de uma parceria realizada desde 2017 com o Governo de Rondônia e destacou que o termo de assinatura é a formalização para que o sistema continue sendo utilizado no estado.

Segundo o desembargador, o SEI foi desenvolvido em 2009, por servidores do próprio TRF4 e representou a transformação de processos físicos (em papel) para processos no mundo digital (eletrônico).

O Executivo Estadual, durante todo o mês de março, realizou a atualização do SEI, saindo da versão 3.0 para a versão 3.1, recomendação dada pelo TRF4 para aqueles que desejam evoluir a ferramenta para última versão disponibilizada (4.0.5).

Dado que a atualização para a versão 3.1 foi realizada com sucesso, os analistas da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) já iniciaram, em ambiente de teste, os procedimentos para implantar a versão 4.0.5. Uma das principais funcionalidades dessa nova versão é o SEI Federação.

O SEI federação é uma funcionalidade que permite tramitar processos entre órgãos de outros poderes e até mesmo com outros estados e órgãos federais que também utilizam o sistema, tornando a tramitação de processos em nível nacional. Isso demonstra que o serviço público funciona e tenho certeza que para Rondônia vai funcionar muito bem.

“Nós temos a consciência de que tudo que é produzido dentro do âmbito das instituições públicas é destinado ao cidadão, por isso temos a política de compartilhar. A parceria entre as instituições é que vai fazer com que o Brasil melhore”, disse o desembargador.


SEI promove em Rondônia e demais locais a possibilidade de transparência das ações realizadas no Governo

O governador Marcos Rocha, ressaltou que o SEI promove em Rondônia e demais locais cedidos a possibilidade de transparência de todas as ações realizadas pelo Governo.

“A Polícia Federal (PF), Polícia Civil (PC), Ministério Público (MPRO) e Tribunal de Justiça (TJRO) já têm acesso a todos os processos dentro do SEI no Governo de Rondônia, ou seja, isso aumenta a transparência e a certeza que a gente está no caminho certo. Eu fico muito agradecido aos servidores responsáveis pelo sistema e pelas atualizações que nos ajudam muito na tramitação de processos e ações no estado”, disse.

A nova atualização traz muitas novidades aos usuários. Além de proporcionar conectividade por meio do Sei federação, foi implementado no sistema mais segurança como o duplo fator de autenticação e se focou também na acessibilidade do sistema, para que todos possam usar o SEI de forma mais autônoma, fácil e transparente.

O Superintendente da Setic, Delner Freire contou que a atualização da versão para a 3.1 resolveu parte da lentidão que o sistema vinha apresentando.

“Nesse momento nós fizemos uma cópia do banco de dados dos arquivos que existiam na versão anterior, para que pudéssemos realizar os procedimentos de migração da versão 3.1 para nova versão (4.0.5) com segurança. Tudo isso está sendo realizado em um ambiente controlado (teste) para eliminar o risco de perder dados.

Essa ação nos possibilita testar a versão 4.0 com os dados reais gerados ao longo dos anos e detectarmos os possíveis gargalos antes de liberar a nova versão para os usuários finais. Estamos nos planejando para que ainda neste mês façamos a liberação, para os usuários finais, da versão 4.0 e depois a versão final 4.0.5”, pontuou o superintendente.

Diante das mudanças advindas da nova versão, será necessária a realização de treinamentos com os usuários sobre as novas modificações. “Importante salientar que já com a versão 3.1 do SEI estamos produzindo 10 vezes mais em volume de documentos, com a versão final 4.0.5 vamos estabilizar o SEI definitivamente”, destacou.

Durante a solenidade o desembargador federal e presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Ricardo Teixeira do Valle Pereira, a atual diretora geral do TRF4, Mara Cornelius da Rocha e a diretora de gestão do SEI no TRF4, Patrícia Valentina receberam a Medalha do Mérito Marechal Rondon em agradecimento.

Fonte: Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários