SENAI-RO investe na área de Panificação e Confeitaria para atender demandas do mercado local

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

SENAI-RO investe na área de Panificação e Confeitaria para atender demandas do mercado local



Porto Velho, RO - Acompanhamento o crescimento do segmento alimentício no estado de Rondônia, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) adquiriu dois containers de Panificação e Confeitaria para ofertar cursos de iniciação e qualificação profissional para formar mão de obra qualificada para atuar no mercado local.

O aumento de confeitarias no estado surgiu após a pandemia, na qual muitas pessoas sentiram a necessidade de se reinventar, e o segmento de alimentação foi escolhido pela grande maioria que optou por trabalhar em casa como uma forma de garantir renda extra, ou até mesmo transformar na principal fonte de renda de muitos.

Recentemente, o SENAI lançou o curso de Fabricação de Ovos de Páscoa e teve a conclusão da primeira turma no município de Vilhena. Na conclusão do curso, muitos destacaram justamente obter uma renda a mais, abrir um negócio e adquirir a independência financeira.

O coordenador de educação básica e profissional do SESI SENAI IEL, Jair Coelho afirmou que estes cursos são uma ótima opção em função do aumento do número de estabelecimentos comerciais no ramo. “Nestes cursos oportunizamos aos alunos aprender e aprimorar suas técnicas na área da confeitaria e panificação”, disse.

Os cursos

No curso de confeitaria, os alunos vão aprender a desenvolver capacidades técnicas de pré pesagem, balancear receitas, efetuar cálculos de produção e planejar a produção. No curso também são abordadas as normas, conformidades e procedimentos técnicos de qualidade, segurança do trabalho e dos alimentos, higiene, saúde e preservação ambiental Ele tem uma carga horária de 40 horas e para fazer a inscrição, o interessado deve estar cursando o ensino fundamental e ter idade mínima de 16 anos.

Já o curso de bolos artesanais, a carga horária é de 20 horas. Ele visa desenvolver competências na formação de profissionais flexíveis e dinâmicos, fazendo uso das inovações tecnológicas para a produção de tortas doces e salgadas de forma padronizada, respeitando os procedimentos adequados para cada etapa, preservando suas características e em consonância com os padrões de qualidade estabelecidos pelo mercado e pelos órgãos de controle sanitário. Podem se inscrever alunos a partir de 16 anos e que tenham completado o Ensino Fundamental.

Para quem optar em fazer o curso de salgados finos que também possui carga horária de 20 horas, os alunos vão aprender a fabricar e atuar no planejamento da produção de diversos tipos de salgados e recheios finos, em conformidade com as normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental, além de supervisionar o processo de produção dos salgados e recheios.

Inscrições podem ser feitas nos links abaixo:
Porto Velho: https://materiais.sesi.ro/senai-cursos-pvh
Vilhena: https://materiais.sesi.ro/senai-cursos-vlh

Fonte: Assessoria de Comunicação

Postar um comentário

0 Comentários