Aposentado pode perder aposentadoria se voltar a trabalhar?

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Aposentado pode perder aposentadoria se voltar a trabalhar?

 



Boa parte das vezes, o trabalhador que se aposenta quer usar esse tempo para descansar e aproveitar a vida após longos anos dedicados ao trabalho.

Contudo, como fica para o aposentado que já se desligou do emprego mas que queira voltar a trabalhar? Ou até mesmo do trabalhador que está próximo de se aposentar mas quer continuar a vida laboral?

Essas dúvidas são muito frequentes dos aposentados ou ainda dos trabalhadores que estão próximos de garantir a tão esperada aposentadoria e hoje nós vamos responder essas questões de forma definitiva, para que não haja mais dúvidas quanto ao assunto.

Aposentado pode trabalhar?

Na maioria dos casos o aposentado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), pode continuar trabalhando normalmente, seja ele após ter ficado algum tempo parado, ou ainda para aqueles que vão se aposentar e querem continuar a exercer atividade laboral.

Existem apenas três casos específicos que o aposentado não pode trabalhar, confira quais são essas situações:

1- Quando o segurado se aposenta por invalidez

A aposentadoria por invalidez é concedida para o trabalhador que está permanentemente incapaz de trabalhar, conforme prevê a lei.

Nesse sentido, se o aposentado voltar a trabalhar, isso significa que o segurado está novamente apto para o serviço, e nesse caso o INSS irá cancelar o benefício.

2- Quando o segurado recebe a aposentadoria especial

Quando o trabalhador recebe a aposentadoria especial, o mesmo pode continuar a trabalhar normalmente, desde que não seja em serviços que possam colocar em risco a saúde ou integridade física do trabalhador.

Existem algumas situações em que até é permitido continuar exercendo a mesma atividade, mas obrigatoriamente desde que não seja de forma permanente.

Essa situação existe porque a aposentadoria especial é concedida somente para os trabalhadores que trabalham expostos a atividades nocivas, assim, o usual é que quem recebe a aposentadoria especial diminua o ritmo do trabalho de modo a não expor mais a riscos.

3- Quando o segurado é servidor público estatutário

Quando o trabalhador é um servidor público estatutário a concessão da aposentadoria extingue automaticamente o direito do trabalho.


Foto: Pixabay/stevepb

Fonte: Jornal Contabil 

Postar um comentário

0 Comentários