Políticas públicas de inclusão avançam com a contratação temporária de cuidadores e profissionais intérpretes de libras

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Políticas públicas de inclusão avançam com a contratação temporária de cuidadores e profissionais intérpretes de libras


Na primeira convocação foram chamados aproximadamente 258 cuidadores e 38 intérpretes de Libras

Porto Velho, RO - Com a finalidade de fortalecer o processo de inclusão escolar, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está convocando os candidatos classificados no Processo Seletivo Simplificado n.199/2021/SEGEP-GCP, para a contratação temporária para técnicos educacionais nas vagas de cuidador e intérprete de Libras.

Ao todo são mais de 385 cuidadores e 87 intérpretes de Libras para atender as 18 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Na primeira convocação foram chamados aproximadamente 258 cuidadores e 38 intérpretes de Libras, que estão sendo distribuídos nas escolas de forma a suprir as necessidades encontradas pela Seduc.

Vinícius de Souza Santos é um dos intérpretes de Libras convocados no Processo Seletivo. Há dois anos atua na área, conta que a paixão pela linguagem de sinais iniciou bem antes, por meio de uma amiga surda. E destaca que fazer parte do papel de intérprete é uma honra.


Vinícius de Souza Santos é um dos intérprete de libras convocados no processo seletivo

“Paulo Freire já dizia que quando conseguimos entender uma perspectiva de mundo além daquela perspectiva já enraizada, conseguimos encontrar e perceber outras pessoas; essas pessoas às vezes estão em espaços distantes, mas hoje estão no seu espaço de direito, o espaço da Educação e da aprendizagem.

A viabilidade do profissional da Educação dentro da sala de aula proporcionando e traduzindo a respeito do que é inclusão, o que é acessibilidade, é importantíssimo. Um verdadeiro processo de emancipação não só nosso, e do Estado, como também dos surdos e deficientes auditivos, pois eles têm esse direito de voz”.

A chefe do Núcleo da Educação Especial da Seduc, Heluízia Patrícia Lara, destaca que essa implementação na educação especial é de suma importância, onde há possibilidade de atender os alunos que são público-alvo da Educação Especial. “Por meio dessa contratação dos técnicos de libras e cuidadores, vamos atender nossos alunos. É uma alegria imensa para nós podermos estar atendendo nossos estudantes e levando acessibilidade”.

O secretária da Educação, Suamy Vivecananda, enfatizou que a inclusão de alunos portadores de deficiência é uma das metas do Plano Estadual de Educação e esse processo seletivo é mais um passo da concretização dessa meta.

Fonte: Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários