Educação inclusiva é tema de seminário promovido pela Prefeitura

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Educação inclusiva é tema de seminário promovido pela Prefeitura


Educadores municipais debatem atendimento a alunos com necessidades especiais

Porto Velho, RO - Buscando garantir uma educação inclusiva e efetiva, a Prefeitura promove o seminário “Desafios da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva”, que iniciou na terça-feira (15) em Porto Velho e segue até a próxima quinta-feira (17), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintero).

O evento é direcionado aos educadores municipais que trabalham em escolas e centros de arte e cultura escolares e que atuam no atendimento a alunos com necessidades especiais. “Estamos aqui mais uma vez trabalhando com a política de formação continuada e, desta vez, nós escolhemos uma temática específica para os alunos da educação especial.

Precisamos investir na formação de professores para alcançar a otimização do atendimento dos alunos do ensino especial”, explica a secretária municipal de educação, Gláucia Negreiros.

Ao todo, serão três dias de formação, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e a rede de ensino do município. A proposta é discutir os desafios dos trabalhos em sala de aula e propor alternativas para superação de todos os obstáculos.


Cerca de 800 profissionais da educação estiveram presentes no auditório

A secretária lembrou, ainda, que nos últimos meses houve aproximações entre associações e grupos de representatividade com mães de crianças autistas, o que possibilitou desenhar melhor as temáticas para alinhamentos escolares no atendimento aos alunos especiais.

“Eles precisam ser assistidos de forma preparada e atualizada, o que já está sendo providenciado com essa realização do seminário”, completou.

Na manhã do primeiro dia, cerca de 800 profissionais da educação estiveram presentes no auditório. A Semed conta com atendimento aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todas as unidades escolares do município.

“A inclusão da criança com TEA deve estar inserida muito além da sua presença na sala de aula; deve almejar, sobretudo, a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades e potencialidades, superando as dificuldades. A educação é uma das maiores ferramentas para o desenvolvimento de uma criança em qualquer situação”, concluiu Juliene Rezende, diretora do departamento de políticas educacionais da Semed.

O seminário ocorre nos turnos manhã e tarde, com a realização no auditório do Sintero, localizado na rua Rui Barbosa, bairro Arigolândia. O evento é direcionado ao público educacional com entrada livre.

Texto: Géri Anderson
Foto: Carlos Sabino
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários