Detran Rondônia alerta para cuidados com o veículo para quem vai pegar a estrada nesse período de carnaval

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Detran Rondônia alerta para cuidados com o veículo para quem vai pegar a estrada nesse período de carnaval


Detran orienta que antes de pegar a estrada seja feita a revisão no veículo

Porto Velho, RO - Muitas pessoas aproveitam o período de carnaval para viajar de carro próprio, mas antes de pegar a estrada é importante levar o veículo a uma oficina mecânica para fazer revisão, alerta o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia. Antes de viajar é importante planejar o roteiro, como quantos quilômetros terá o percurso, condições do veículo para evitar riscos ou inconvenientes desnecessários durante a viagem.

O diretor geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida, ressalta a importância de tomar alguns cuidados antes de pegar a estrada, como planejar a viagem com antecedência e uma das medidas fundamentais para evitar acidentes é levar o veículo para fazer revisão, onde o profissional vai informar se o carro está ou não em condições de pegar a estrada com segurança.

Além do alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas, não deve esquecer outros objetos tão importantes quanto, como o triângulo, macaco e a chave de roda. Na estrada o motor do veículo é submetido a um esforço maior do que no dia a dia, rodando na cidade, por isso é importante observar o nível e a validade dos fluidos e dos respectivos filtros. O sistema elétrico também deve estar todos funcionando perfeitamente, como as lanternas, piscas e faróis.

Os pneus devem estar em condições de uso, devidamente calibrados, não se esquecer de checar o estepe, se furar um pneu na viagem ter como fazer a substituição. O condutor deve respeitar a legislação de trânsito, como por exemplo, o limite de velocidade da via, não fazer ultrapassagens indevidas e manter distância de segurança entre veículos na estrada.

Outro cuidado que o condutor deve ter é ao dirigir na chuva para evitar aquaplanagem, pois o veículo ao passar sobre uma camada de água, perde o atrito com o asfalto, quando isso acontece, o carro flutua, fazendo com que o condutor perca o controle do automóvel. Para evitar acidentes é importante tomar todos os cuidados para ir e voltar com segurança.

Texto: Eleni Caetano
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários