Amazônia das Palavras começa dia 05 de novembro em Manaus com homenagem ao poeta Thiago de Mello

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Amazônia das Palavras começa dia 05 de novembro em Manaus com homenagem ao poeta Thiago de Mello




O Amazônia das Palavras, projeto que vai levar literatura a oito cidades da Amazônia Brasileira, tem início no próximo dia 05 de novembro na cidade de Manaus e se estende até dia 21, com término em Porto Velho no dia 21. Navegando cerca de 1.300 Km pelos Rios Negro, Amazonas e Madeira, a expedição literária visita as cidades de Itacoatiara (07/11), Nova Olinda do Norte (09/11), Borba (12/11), Novo Aripuanã (14/11), Manicoré (16/11) e Humaitá (19/11), além das duas capitais do Norte do país.

Com o objetivo de estimular a leitura e o hábito de acesso aos livros para jovens e adolescentes das redes públicas de ensino das oito cidades visitadas pelo Amazônia das Palavras, o projeto está dividido em várias atividades culturais, todas gratuitas.

Durante o dia serão realizadas as Oficinas Literárias, onde escritores e artistas reconhecidos nacionalmente tratam, junto aos alunos nas unidades de ensino, de temas variados como produção de contos, histórias indígenas, construção de histórias através dos sons do cotidiano, da importância da escrita pela poesia e a narrativa e escuta de seu entorno e a elaboração de histórias via animação pela técnica do Pixilation.

No período noturno, o Amazônia das Palavras irá reunir em espaço público os ribeirinhos, extrativistas, quilombolas e indígenas, além dos estudantes, para apresentar dois espetáculos: o primeiro será a Aula Espetáculo Memórias da Amazônia, onde os autores da equipe, como que encantadores das palavras, partilham de suas experiências literárias pessoais com o público. Em Manaus e Itacoatiara será apresentada, pelo Professor Daniel Munduruku a Aula Espetáculo “Catando piolhos, contando histórias: minhas memórias da Amazônia”. Nas outras seis cidades do trajeto o Professor José Bessa a Aula Espetáculo “Cinco ideias equivocadas sobres os índios”.

Fechando as atividades noturnas, o Espetáculo Circense “Cloro: o palhaço que engole letras” representado pelo artista argentino Diego Gamarra apresenta o Palhaço Cloro e a sua mala carregada de livros e histórias, no universo mágico da literatura, dos livros e das letras.

Além dos Professores responsáveis pelas aulas espetáculo e o artista circense, integram ainda a caravana do Amazônia das Palavras o escritor e Professor José Roberto Torero, vencedor do Prêmio Jabuti de livro do ano em 1995, o percussionista, músico e Professor Bira Lourenço, o poeta, ator e artista visual Elizeu Braga, o Professor e doutorando Leo Ribeiro, sendo todas as Oficinas coordenadas pela Professor Doutora Josélia Gomes Neves.

A Edição 2018 do Amazônia das Palavras tem como homenageado o Poeta da Floresta Thiago de Mello, em reconhecimento ao conjunto de sua obra e sua luta, através da literatura, em defesa da diversidade da Floresta Amazônica e na exaltação da denúncia contra a opressão.

No lançamento do projeto no dia 05 de novembro, na cidade de Manaus, será realizada pelo Amazônia das Palavras, a doação, a Thiago de Mello, do projeto conceitual do “Memorial Esperança Thiago de Mello”, criado pelo artista multimídia Rudney Prado em conjunto com a arquiteta Letizia Esposito. É uma contribuição do Amazônia das Palavras para a implantação de um memorial em defesa da Floresta, com o perfil de Thiago de Mello e seus cabelos representados por árvores dos cinco grandes biomas brasileiros que, juntas, alertam para a necessidade da preservação da rica diversidade brasileira.



O Amazônia das Palavras tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Lei Rouanet.

Apoio Cultural: Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas, Prefeitura de Itacoatiara, Prefeitura de Nova Olinda do Norte, Prefeitura de Borba, Prefeitura de Novo Aripuanã, Prefeitura de Manicoré e Prefeitura de Humaitá





Assessoria de Imprensa

Contato:

Postar um comentário

0 Comentários