Rondônia, 24 de maio de 2026
MDB publica ata retificadora da convenção estadual e altera nomes de urna e dados de candidatos para as eleições de 2026 em Rondônia

MDB publica ata retificadora da convenção estadual e altera nomes de urna e dados de candidatos para as eleições de 2026 em Rondônia


Documento mantém candidaturas ao Governo, Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa, mas promove correções em nomes de urna, dados cadastrais e redação da ata apresentada à Justiça Eleitoral.

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) protocolou uma Ata Retificadora da Convenção Estadual, realizada em 25 de julho de 2026, promovendo ajustes na documentação encaminhada à Justiça Eleitoral para as eleições de 2026 em Rondônia. A convenção homologou candidaturas aos cargos de governador, senador, deputados federais e deputados estaduais, além de manter a delegação de poderes à Comissão Executiva Estadual para realizar eventuais substituições e adequações previstas na legislação eleitoral.

Embora a estrutura da chapa tenha sido mantida, a ata retificadora apresenta diversas correções em relação à versão originalmente registrada, incluindo alterações em nomes de urna, grafia de candidatos, números eleitorais, identificação de candidatos e redação das deliberações da convenção.
Pedro Abib é confirmado para o Governo e Confúcio Moura ao Senado

A convenção manteve a homologação de:
Pedro Abib Hecktheuer (Pedro Abib) para governador;
Vice-governador a ser definido posteriormente pela Comissão Executiva Estadual;
Confúcio Aires Moura (Confúcio Moura) para senador;
Paulo Cesar Pires Andrade como primeiro suplente;
Claudia Lucenna Aires Moura como segunda suplente.

Convenção mantém decisão sobre chapa de deputado federal

A ata registra que a convenção ratificou a decisão da Comissão Executiva Estadual que considerou inepta a chapa anteriormente apresentada para deputado federal e aprovou uma nova composição de candidatos para o pleito de 2026.
Candidatos homologados a deputado federal

Mulheres
Luciana Gonçalves Bezerra (Luciana Bezerra) – 1512
Vilma Alves dos Santos (Vilma Alves) – 1555
Galdiana dos Santos Silva (Galdiana Silva) – 1567

Homens

Caio Eduardo Caseiro de Lima Machado (Dr. Caio Machado) – 1522
Ayel Wellington Muniz de Oliveira (Ayel Muniz) – 1580
Neirival Rodrigues Pedraça (Dr. Pedraça) – 1500
Isac Israel Gomes de Oliveira (Isac Wayuru) – 1501
Fabricio Donizeti Ribeiro Silva (Fabricio Donizeti) – 1510
Ronilson Wesley Pelegrine Barbosa (Ronilson Pelegrine) – 1515.
Candidatos homologados para deputado estadual

Mulheres
Telma Santos da Cruz (Dra. Telma Cruz) – 15101
Laura Marcela Silva dos Santos (Laura Marcela) – 15678
Mara Luciana de Oliveira Santos (Luciana Colares) – 15152
Vanda Aparecida Basso (Vanda dos Cachorros) – 15155
Suéllen Klemes Ribeiro do Nascimento (Suéllen Ribeiro) – 15000
Nicete Bruna Azevedo Mendes (Bruna Azevedo) – 15888
Maria Rita Perpétuo Socorro Soares de Lima (Maria Rita da Saúde) – 15333
Lucineide dos Santos Silva (Lu da Reciclagem) – 15984
Aline Coutinho Albuquerque Gomes Leon (Dra. Aline Leon) – 15222.

Homens
Sandro Moret Neves Dourado (Sandro Moret) – 15444
Fagner Santos de Jesus Peixoto (Fagner Peixoto) – 15321
Roberval Roberto Amorim de Carvalho (Roberval Roberto) – 15015
Vanderlei Ribeiro de Campos (Farofino) – 15012
Ricardo Schwantes – 15135
Rafael Vaz Lopes (Rafael Lopes) – 15123
Cilso Mendes Gomes (Cilso Mendes) – 15555
Francisco de Sales Oliveira dos Santos (Sales) – 15783
Adair Jose Borges de Castro (Sorriso) – 15500
Olakson Pinto Pedrosa (Prof. Olakson) – 15777
Robson Luiz Luciano Rosa (Robson Rosa) – 15111
Rafael Oliveira Claros (Dr. Rafael Claros) – 15100
Felipe de Oliveira Pereira (Felipe Oliveira) – 15180
André Henrique Ricardo Estevam (André Henrique) – 15022
Natanel Costa Prestes (Mestre Dragão RO) – 15789
Rodrigo Santos de Souza (Rodrigo da Feira) – 15232.

Principais mudanças identificadas na ata retificadora

A comparação entre a versão inicial e a ata retificadora demonstra diversas alterações, entre elas:

Ayel Wellington Muniz de Oliveira teve o nome de urna corrigido de "Aayel yel Muniz" para "Ayel Muniz".

Fabricio Donizeti Ribeiro Silva teve o nome de urna ajustado de "Fabricio Donizete" para "Fabricio Donizeti".

Mara Luciana de Oliveira passou a constar como Mara Luciana de Oliveira Santos.

Nicete Bruna Azevedo Mendes teve o número de urna alterado de 15858 para 15888.

Maria Rita Soares passou a utilizar o nome de urna Maria Rita da Saúde.

Natanel Gomes Prestes foi corrigido para Natanel Costa Prestes, permanecendo com o nome de urna Mestre Dragão RO.

A ata também passou a registrar expressamente que as deliberações foram aprovadas por aclamação e realizou ajustes de redação referentes à lista de presença, representação do partido perante a Justiça Eleitoral e à descrição das competências da Comissão Executiva Estadual.
Comissão Executiva permanece autorizada a promover ajustes

A ata retificadora mantém a autorização para que a Comissão Executiva Estadual do MDB delibere sobre coligações, substituições de candidatos, preenchimento de vagas remanescentes, renúncias, adequações exigidas pela legislação eleitoral e demais providências necessárias para o registro das candidaturas perante a Justiça Eleitoral.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem