Famosos apagam apoio a Rodrigo Branco após críticas em caso de racismo
0
O empresário foi condenado a pagar uma indenização a médica e ex-BBB Thelma Assis em decorrência de comentários com teor racista feitos em 2020
Famosos apagam apoio a Rodrigo Branco em caso de racismo contra Thelminha • Instagram/Xuxa Meneghel/Rodrigo Branco/Astrid Fontenelle
Porto Velho, RO - Famosos como Astrid Fontenelle, 65, e Xuxa Meneghel, 63, apagaram suas respectivas interações em um vídeo publicado pelo empresário Rodrigo Branco, 41.
Na publicação, o diretor de TV se pronunciou após ser condenado a pagar uma indenização de R$ 40 mil, além dos juros e correção monetária, a médica anestesista e ex-BBB Thelma Assis, 41, por danos morais, em decorrência de comentários com teor racista feitos em 2020, quando ela participava do Big Brother Brasil, da TV Globo.
Na época, ele participava de uma live com a influenciadora e DJ Ju de Paulla quando disse que torcer pela jogadora era "racismo". Ainda na transmissão, Rodrigo citou a jornalista Maju Coutinho sob o argumento de que, mulheres negras seriam favorecidas apenas por serem negras.
Em seu pronunciamento, Rodrigo declarou que irá quitar o valor de maneira integral, e aproveitou o momento para pedir desculpas pelas falas, afirmando que passou a enxergar o episódio como parte de um longo processo de aprendizado e amadurecimento.
Rapidamente, a publicação recebeu uma série de comentários de amigos que elogiaram o posicionamento do empresário. No entanto, ao longo da terça-feira (23), algumas das mensagens começaram a ser deletadas por conta da repercussão negativa diante do público.
Astrid Fontenelle, que inicialmente havia elogiado a postura de Rodrigo, o incentivando a engajar na luta antirracista apagou a mensagem e compartilhou um vídeo afirmando que, após ser alertada pelo filho, Gabriel Fontenelle de Brito, 18, reconheceu que não se tratava de um mero "erro" a ser perdoado, mas de um crime.
"A discussão do momento, que me envolve, é sobre um crime racial que, depois de seis anos, muito tempo, a Thelminha ganhou. E aí, o racista em questão fez um post lá, me ligou, me encheu o saco. Falei que não tinha nada para falar", explicou ela.
A apresentadora afirmou ter errado e confessou ter aprendido com o filho sobre o chamado "pacto da branquitude", conceito criado pela psicóloga e pesquisadora Cida Beto, em que pessoas brancas atenuam as violências cometidas por outras pessoas brancas contra pessoas racializadas.
"Errei no seguinte aspecto: eu falei: 'errou, mas cometeu um crime'. E isso precisa ser martelado. E eu o chamei para a luta antirracista. Errei de novo. Aprendi hoje um pouco melhor o tamanho e a dimensão que é o pacto da branquitude", contou.
Ainda segundo internautas, a apresentadora Xuxa Meneghel também deletou o comentário e deixou de seguir Rodrigo no Instagram.
Xuxa deleta comentário em apoio a Rodrigo Branco • Instagram/Rodrigo BrancoFonte: CNN Brasil