Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho deu mais um passo no processo de concessão definitiva do Terminal Rodoviário da capital. Na última quinta-feira (25), foi realizada a abertura das propostas da concorrência pública que definirá a empresa responsável pela administração do espaço nos próximos anos.
O terminal atualmente funciona em caráter provisório, após questionamentos sobre a regularidade de um contrato firmado durante a gestão anterior. Com a nova licitação, a administração municipal busca garantir segurança jurídica, eficiência operacional e melhorias nos serviços oferecidos aos usuários.
A sessão de abertura aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Contratos e Licitações (SMCL) e contou com a participação de três interessados. Uma das propostas foi desclassificada ainda na fase inicial por não atender às exigências estabelecidas no edital.
De acordo com o secretário municipal de Contratos e Licitações, Ian Barroso, a concorrência integra o primeiro grande programa de concessões estruturado pela atual gestão municipal.
“Hoje concluímos a primeira etapa, que consiste no recebimento das propostas para identificar a mais vantajosa ao município. Ainda existem outras fases até a declaração da vencedora, mas o trabalho já está bastante avançado”, destacou o secretário.
A expectativa da Prefeitura é que a futura concessionária promova melhorias na infraestrutura e na gestão do terminal, assegurando mais conforto, segurança e qualidade no atendimento aos passageiros que utilizam diariamente a rodoviária da capital.
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, ressaltou que a iniciativa faz parte do compromisso da administração municipal com a modernização dos serviços públicos e a realização de processos transparentes e alinhados às exigências dos órgãos de controle.
“A nossa população merece atendimento de qualidade em todas as estruturas públicas municipais. Esse é um compromisso da gestão: garantir legalidade, eficiência e dignidade nos serviços oferecidos pelo Poder Executivo”, afirmou.
Após a conclusão das etapas previstas no edital, a Prefeitura deverá anunciar, nos próximos meses, a empresa vencedora que assumirá a concessão definitiva do Terminal Rodoviário de Porto Velho.