Porto Velho, RO - Por maioria dos votos, a Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, na manhã desta terça-feira, o projeto de lei encaminhado pelo prefeito Léo Moraes que oficializa a doação da estrutura e o gerenciamento conjunto do primeiro Hospital Municipal da capital à Universidade Federal de Rondônia e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.
A proposta foi analisada durante sessão legislativa e recebeu apoio da maioria dos vereadores presentes. O projeto estabelece a parceria entre o município, a universidade e a empresa pública federal responsável pela administração de hospitais universitários em todo o país.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a rede pública de saúde da capital, ampliar os atendimentos à população e garantir suporte técnico, acadêmico e hospitalar por meio da atuação conjunta da Unir e da Ebserh.
De acordo com a proposta aprovada, o modelo de gestão compartilhada permitirá integração entre assistência médica, formação universitária e desenvolvimento de pesquisas na área da saúde, além de possibilitar a ampliação de serviços especializados no município.
Com a aprovação do projeto pela Câmara Municipal, a expectativa agora é pela formalização dos convênios e pela definição do modelo operacional da unidade hospitalar, considerada um marco para a saúde pública de Porto Velho.
Fonte: Marcelo Gladson