Porto Velho, RO - Moradora do bairro Lagoinha, na zona Leste de Porto Velho, Dona Cleonice dos Santos comemora as mudanças no atendimento de saúde após a inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Três Marias, realizada em agosto de 2025 pela Prefeitura de Porto Velho, na gestão do prefeito Léo Moraes.
Segundo ela, antes da unidade entrar em funcionamento, os moradores precisavam se deslocar para unidades distantes, como o posto da Rua 10, no bairro Agenor de Carvalho, o que dificultava o acesso ao atendimento básico de saúde.
Além do atendimento dentro da unidade, Cleonice destaca o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, que realizam visitas domiciliares, orientam e acompanham os moradores. Para ela, a população está satisfeita com a melhoria no atendimento e espera que os avanços continuem.
O prefeito Léo Moraes destacou que a unidade representa um avanço na atenção básica do município, garantindo atendimento mais próximo, humanizado e de qualidade para a população da região.
Atenção primária e serviços oferecidos
O diretor da unidade, Fredson Sales, explica que o local oferece atendimento na rede de atenção primária, considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde. Entre os serviços oferecidos estão consultas com clínico geral, atendimento odontológico, serviços de enfermagem, vacinação, laboratório, regulação e acompanhamento de pacientes.
Os atendimentos começam às 7h da manhã, com distribuição de senhas para organização do fluxo de pacientes. Consultas com clínico geral acontecem diariamente, de segunda a sexta-feira.
A unidade também oferece atendimento de enfermagem, acompanhamento de gestantes, recém-nascidos, vacinação, testes rápidos, coleta de exames preventivos, atendimento odontológico e distribuição de medicamentos da atenção básica.
Atendimento a gestantes e crianças
As gestantes atendidas na unidade passam por acompanhamento de pré-natal com enfermeiras e médicos, podendo realizar exames e ultrassonografias quando necessário. Já o atendimento infantil começa logo após o nascimento, com consultas e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, incluindo exames como o teste do pezinho.
Impactos positivos na região
Reinaugurada após quase 14 anos de abandono e depredação, a USF do bairro Três Marias tem causado impacto positivo na saúde dos moradores da região. A unidade possui cerca de 50 profissionais e realiza aproximadamente três mil atendimentos por mês, totalizando cerca de 21 mil atendimentos nos primeiros sete meses de funcionamento.
Com capacidade para atender até 16 mil pessoas, a unidade atende moradores dos bairros Três Marias e Lagoinha, reduzindo a necessidade de deslocamento para outras unidades de saúde da capital.
A obra da unidade foi construída com recursos de compensação social das usinas do rio Madeira. O prédio foi iniciado em 2011, entregue em 2013, mas ficou anos abandonado e depredado. O investimento total para a reestruturação e funcionamento da unidade foi de R$ 2.989.697,88, com recursos da Secretaria Municipal de Saúde.