Prefeitura de Porto Velho articula plano preventivo para enfrentar cheia do Rio Madeira

Prefeitura de Porto Velho articula plano preventivo para enfrentar cheia do Rio Madeira


Gestão integra secretarias, reforça assistência às famílias e prepara operação em campo a partir do fim de fevereiro

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho iniciou, nesta terça-feira (3), uma série de reuniões estratégicas para alinhar ações preventivas diante da cheia do Rio Madeira. A iniciativa envolve diferentes secretarias municipais e tem como objetivo estruturar respostas coordenadas às comunidades em situação de vulnerabilidade.

A articulação reúne a Secretaria Geral de Governo (SGov), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semias) e a Defesa Civil Municipal. O foco é organizar frentes de atuação, definir fluxos de trabalho e planejar o uso dos recursos públicos com atenção especial às famílias atingidas tanto na zona urbana quanto nos distritos ribeirinhos.

Atuação integrada e preventiva

Segundo o prefeito Léo Moraes, o modelo adotado prioriza a prevenção e a integração entre as pastas:

“Nossa gestão atua de forma preventiva. As secretarias trabalham em total coesão para que ninguém fique desassistido. Estamos montando uma estrutura com planejamento, garantindo que o suporte chegue com agilidade tanto na área urbana quanto nos distritos.”

Assistência às famílias atingidas

A Semias concentra as ações de atendimento às famílias afetadas. De acordo com a secretária Lucília Muniz de Queiroz, o planejamento inclui a distribuição de itens básicos:

“Estamos traçando estratégias para levar itens essenciais como cestas básicas, hipoclorito e água potável.”

A secretaria também orienta que as famílias estejam inscritas no Cadastro Único, requisito para acesso a benefícios sociais. Equipes compostas por assistentes sociais e psicólogos estarão em campo para realizar ou atualizar o cadastro no momento do atendimento, conforme a necessidade identificada.

Monitoramento do rio e preparação da operação

A Prefeitura informou que o nível do Rio Madeira está sendo monitorado em todo o seu eixo, com ações planejadas para antes, durante e após a cheia.

Para o superintendente da Defesa Civil Municipal, Marcos Berti, a estratégia é voltada à mitigação de riscos:

“Nosso intuito é a prevenção e a mitigação. Estamos alinhando o organograma de ações para atuar antes, durante e depois da cheia. Já temos campanhas de doações em andamento e estamos prontos para ampliar o leque de ajuda conforme as necessidades emergenciais surgirem.”

Sete frentes de trabalho e uso de tecnologia

Segundo a Secretaria de Governo, a operação em campo deverá começar no fim de fevereiro com sete frentes de trabalho, distribuídas entre o Baixo, Médio e Alto Madeira e a área urbana de Porto Velho.

De acordo com o tenente-coronel PM Marcelo Victor Duarte, do Gabinete Militar da Prefeitura, será utilizado um aplicativo para coleta de dados em tempo real:

“Atenderemos simultaneamente o Baixo, Médio e Alto Madeira, além da sede de Porto Velho. Vamos utilizar um aplicativo da Prefeitura para mapear dados em tempo real, identificando desde o perfil social até os impactos na cadeia produtiva das famílias.”

Próximos passos

Uma nova reunião integrada entre todas as secretarias envolvidas está prevista para sexta-feira (6), quando será definido o cronograma detalhado das atividades.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem