Fórum Digital de Candeias do Jamari ultrapassa 10 mil atendimentos

Fórum Digital de Candeias do Jamari ultrapassa 10 mil atendimentos

Fórum Digital de Candeias do Jamari ultrapassa 10 mil atendimentos

01candeias

No total, as nove unidades no estado se aproximam de 50 mil atendimentos

Na última semana, o Fórum Digital de Candeias do Jamari ultrapassou a marca de 10 mil atendimentos realizados na unidade, inaugurada em dezembro de 2023. Assim como a jurisdicionada de número 10 mil, Maria do Socorro Barroso, todas as pessoas que adentraram o prédio no dia receberam um mimo para comemorar a marca, atingida em pouco mais de dois anos de funcionamento da unidade. Anexa estava a mensagem da equipe do Fórum de Candeias:

"Nossa gratidão a cada pessoa que escolhe e acredita em nossos serviços."

03candeias

Quase a metade dos atendimentos é relativa a serviços do próprio TJRO, sendo destaques a consulta processual e emissão de certidões, com o restante dividido entre os diversos parceiros que também oferecem seus serviços na unidade. Já ao considerar todos os nove Fóruns Digitais instalados no estado, o total passa de 46 mil, com as unidades de Extrema de Rondônia e Mirante da Serra também superando os 10 mil atendimentos.

A estrutura dotada de tecnologia oferece mais de 40 serviços do Poder Judiciário e 16 instituições parceiras, facilitando o acesso à Justiça para aqueles que moram distante de sedes de comarcas. Este modelo de fórum é reconhecido nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça como boa prática e é vencedor do prêmio Innovare, Oscar do Judiciário brasileiro.

A arquitetura moderna do prédio chama atenção não só pela estrutura inovadora com recepção e salas de audiências, mas também pela praça ao redor, que proporciona um espaço de convivência e lazer para a comunidade. Em Candeias, o prédio fica na região central do município, na avenida Transcontinental, próximo à prefeitura. No local é possível participar de audiências de modo virtual, emitir certidões, obter informações sobre processos, entre outros serviços da Justiça estadual.

Os benefícios do Fórum Digital  transcendem serviços aliados à tecnologia. O modelo construtivo escolhido, que usa a tecnologia light steel framing (estrutura em aço leve), busca a sustentabilidade da obra, com a geração de poucos resíduos, e em tempo reduzido de construção.

 

Como o Fórum Digital ajuda o município e a população:

  • Acesso à Justiça: audiências, orientações e serviços no próprio município
  • Economia de tempo e recursos: menos deslocamentos e custos
  • Inclusão Digital: internet, equipamentos e apoio técnico
  • Integração institucional: Judiciário, MP, Defensorias, Polícias, TRT e TRE
  • Atendimento humanizado: escuta, orientação e encaminhamentos no mesmo local
  • Impacto social: fortalecimento das políticas públicas e apoio às áreas vulneráveis

Os parceiros atualmente incluem os Tribunais Regionais Eleitoral, do Trabalho e Federal; Ministérios Públicos do Trabalho, Federal e de Rondônia; Defensorias Públicas do Estado e da União; Ordem dos Advogados do Brasil; Procon; Tribunal de Contas do Estado; Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec); Polícias Civil e Federal.

Além das várias obras em andamento no TJRO neste início de nova gestão, doze unidades de Fórum Digital têm previsão de entrega no biênio 2026/2027, com cinco em fase de licitação, duas em sondagem e planialtimetria dos terrenos, e mais cinco já inseridas na proposta orçamentária de 2026.

Assessoria de Comunicação Institucional


Fonte: TJ-ROlink original

Fonte: TJ - RO

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem