CIDADE LIMPA – Operação transforma o visual dos bairros e fiscaliza terrenos baldios na capital

CIDADE LIMPA – Operação transforma o visual dos bairros e fiscaliza terrenos baldios na capital

Ação une limpeza de vias e fiscalização para garantir a segurança da população

Em 2025, o município registrou 600 notificações de terrenos irregulares

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho está intensificando as atividades da Operação Cidade Limpa, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). A iniciativa atua de forma estratégica, integrando a limpeza das vias públicas à fiscalização de terrenos baldios. Atualmente, as frentes de trabalho e inspeção estão concentradas nos bairros Floresta e Agenor de Carvalho.

O prefeito Léo Moraes reforça que a operação é, sobretudo, uma política de saúde pública. “Cuidar da cidade é cuidar das pessoas. A fiscalização é uma ferramenta fundamental para combater criadouros do mosquito transmissor da dengue e garantir segurança à comunidade. Estamos nas ruas, mas o engajamento dos proprietários é o que consolida a qualidade de vida em Porto Velho.”

NOTIFICAÇÕES


Léo Moraes reforça que a operação é, sobretudo, uma política de saúde pública

Os dados comprovam o fortalecimento da ação. Em 2024, o município registrou 100 notificações de terrenos irregulares. Já em 2025, esse volume saltou para 600 notificações. A expectativa da gestão é que o cumprimento dessas ordens de limpeza resulte em uma queda direta nos índices de doenças sazonais, como a dengue.

O titular da Seinfra, Giovanni Marini, explica que o programa adota uma perspectiva de gestão 360°, na qual o serviço operacional de limpeza, juntamente com a fiscalização urbanística, caminham juntos. Para o secretário, a efetividade da manutenção urbana depende diretamente da colaboração dos proprietários de imóveis.

“A limpeza das vias e a fiscalização de terrenos são ações concomitantes. Não é eficiente manter as ruas públicas limpas se os lotes adjacentes permanecem negligenciados, acumulando resíduos e tornando-se criadouros de doenças”, disse Marini.

DENÚNCIAS E MULTAS


Para Giovanni Marini, a efetividade da manutenção urbana depende diretamente da colaboração dos proprietários de imóveis

A Prefeitura alerta que a negligência na manutenção de lotes configura infração da lei, podendo o morador pagar multa de até R$ 11 mil.

A participação social é um dos pilares da Operação Cidade Limpa. O cidadão pode formalizar denúncias enviando fotos e a localização exata do imóvel irregular por meio dos canais da Seinfra, WhatsApp: (69) 98473-2922 e e-mail: dpu.seinfra@portovelho.ro.gov.br

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem