Porto Velho, RO - O governo de São Paulo confirmou, nesta quarta-feira (28), a assinatura de um contrato de Parceria Público-Privada (PPP) com o grupo português Mota-Engil para a construção do Túnel Santos-Guarujá. O empreendimento está estimado em R$ 7 bilhões.
O contrato prevê a conclusão das obras até 2031 e estabelece uma concessão de operação por 30 anos após a entrega da estrutura.
Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é realizada por meio de balsas ou por uma rodovia local, com percurso aproximado de 40 quilômetros. Com a implantação do túnel, o tempo de deslocamento deve ser reduzido de 30 minutos (balsa) ou até uma hora (rodovia) para cerca de cinco minutos.
Segundo o governo estadual, a licença ambiental prévia já foi emitida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), atestando a viabilidade do projeto e autorizando o avanço para as próximas etapas.
A análise ambiental levou em conta impactos sobre manguezais, fauna, flora, níveis de ruído e desapropriações, além de estabelecer condicionantes específicas. A área é considerada sensível, com a presença de comunidades em situação precária em trechos do estuário e nos morros do entorno.
Fonte: Agência Brasil