Rondônia, 24 de maio de 2026
Semusa inicia vacinação para gestantes contra bronquiolite em todas as unidades de saúde de Porto Velho

Semusa inicia vacinação para gestantes contra bronquiolite em todas as unidades de saúde de Porto Velho

Imunização protege recém-nascidos desde o nascimento e está disponível para gestantes a partir da 28ª semana em todas as unidades de saúde.

Município disponibiliza vacina contra VSR para gestantes a partir da 28ª semana

Porto Velho, RO - A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) inicia nesta segunda-feira (8) a aplicação da vacina destinada às gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal agente causador da bronquiolite. O município recebeu 800 doses para o começo da campanha, que estarão disponíveis em todas as unidades de saúde da capital, garantindo acesso facilitado e proteção ampliada aos recém-nascidos durante o período de maior circulação do vírus.

O público-alvo é composto por todas as gestantes a partir de 28 semanas de gestação, independentemente da idade materna. A imunização é realizada em dose única a cada gestação.

O VSR é responsável por grande parte dos casos de bronquiolite e pneumonia em crianças menores de dois anos, sendo uma das principais causas de internações em recém-nascidos e lactentes. Ao ser aplicada ainda na gestação, a vacina permite a transferência de anticorpos da mãe para o bebê, oferecendo proteção imediata após o nascimento e reduzindo o risco de complicações graves.

Proteção desde a gestação

Para o secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola, a nova estratégia representa um avanço fundamental no cuidado com a primeira infância.

“Estamos ampliando a rede de cuidado às gestantes e garantindo que os bebês cheguem ao mundo mais protegidos. A vacina contra o VSR representa uma medida essencial para reduzir casos graves e internações, e contamos com a participação das futuras mamães nesse esforço coletivo”, destacou.

A coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, reforça a importância de que as gestantes procurem as unidades assim que atingirem as 28 semanas.

“A proteção começa antes do nascimento. Ao receber a vacina, a gestante repassa anticorpos ao bebê, oferecendo segurança nos primeiros meses de vida, quando o risco de complicações é maior. É um cuidado simples, rápido e essencial”, explicou.

Documentação e horário

A vacina está disponível no horário regular de atendimento das unidades de saúde. Para receber a dose, a gestante deve apresentar:

    * Documento oficial com foto
    * Cartão do SUS
    * Cartão de pré-natal


A Semusa reforça o chamado para que todas mantenham sua vacinação em dia, garantindo um início de vida mais seguro para os bebês.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem