Porto Velho, RO - Quem passa diariamente pelo cruzamento da Avenida Engenheiro Anysio da Rocha Compasso (Estrada da Penal) com a Avenida Imigrantes conhece bem o problema: longas filas, trânsito lento e reclamações constantes. A situação é antiga — mas, segundo a Prefeitura de Porto Velho, está perto de mudar.
Nesta terça-feira (10), o prefeito Léo Moraes anunciou um conjunto de intervenções para reorganizar o fluxo de veículos em toda a região.
“Aqui na Penal com Imigrantes, todo dia é fila e muita demora. É uma reclamação antiga de quem passa aqui. Mas isso vai acabar. Nós vamos reorganizar a sinalização de toda essa área para melhorar a mobilidade e dar mais segurança”, afirmou o prefeito.
Direitas livres nos dois sentidos
Entre as mudanças anunciadas, está a implantação de direitas livres — medidas que permitem conversões fluídas, sem retenção no semáforo — com o objetivo de agilizar o tráfego:
* Para quem segue da Estrada da Penal em direção ao Centro;
Tecnologia inédita: cilindros balizadores
Uma novidade é o uso, pela primeira vez em Porto Velho, dos cilindros balizadores — dispositivos verticais que orientam o fluxo e delimitam áreas específicas das vias.
Eles funcionam como uma barreira visual, ajudando a:
* Evitar conversões irregulares;* Impedir a invasão de faixas;
* Reduzir conflitos entre trajetos;
* Aumentar a segurança em cruzamentos e pontos de grande movimentação.
Refletivos e altamente visíveis, os balizadores melhoram a organização do trânsito sem necessidade de obras complexas ou estruturas rígidas.
Semtran prevê redução significativa no tempo de deslocamento
A expectativa da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran) é de que as intervenções eliminem gargalos que há anos prejudicam moradores e motoristas da região do bairro Aponiã.
Já realizamos algumas mudanças no cruzamento, como a pintura de sinalização, e vamos também fazer a reprogramação dos semáforos. O cilindro balizador organiza o fluxo, reduz conflitos entre veículos e traz mais segurança para motoristas e pedestres. Nunca tivemos esse equipamento na cidade e devemos levar para outros pontos”, explicou o secretário da Semtran, Iremar Torres.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)