Porto Velho, RO - Após mais de cem anos de história, Porto Velho está prestes a deixar de ser a única capital do país sem hospital municipal. A Prefeitura anunciou a compra do Hospital das Clínicas, considerada um marco histórico para a saúde pública da capital rondoniense.
O imóvel será transformado no Hospital Municipal Universitário, com início dos atendimentos à população previsto para o segundo semestre de 2026, após a conclusão da organização da estrutura física, formação das equipes e definição dos serviços.
Estrutura e foco no ensino
O novo hospital será fruto de uma parceria estratégica entre a Prefeitura de Porto Velho e a Universidade Federal de Rondônia (Unir). A iniciativa une a assistência à população com o fortalecimento do ensino e da pesquisa, beneficiando estudantes das áreas de medicina e saúde.
O prefeito Léo Moraes destacou que a organização da estrutura será a próxima etapa do projeto.
“Esse é um sonho da nossa gestão. A previsão é que o hospital esteja funcionando no segundo semestre de 2026. Saúde é prioridade, e vamos realizar toda a estrutura necessária para que, até lá, esteja tudo pronto e a população possa ser atendida”, afirmou.
Gestão e capacidade de atendimento
A unidade contará com o apoio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instituição com experiência na gestão de hospitais universitários em todo o país, garantindo qualidade nos atendimentos e a integração entre ensino e prática clínica.
O Hospital Municipal Universitário terá capacidade para 150 leitos, sendo 100 garantidos pela União e 50 pelo município. A unidade será 100% pública, com atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), representando uma nova etapa para a saúde pública de Porto Velho.