Haaland marcou dois gols no triunfo de domingo (16) e elevou para 16 o número de bolas na rede nas eliminatórias para a Copa de 2026 — o dobro do segundo colocado na artilharia europeia. O número inclui cinco gols na goleada por 11 a 1 sobre a Moldávia e pelo menos um gol marcado em todas as oito partidas da Noruega.
“Trata-se de entrar em situações em que eu possa, principalmente, marcar gols”, disse o centroavante do Manchester City após o jogo. “Foi uma loucura total. Estou orgulhoso, é absolutamente fantástico. Vencer aqui por 4 a 1 mostra que somos um time imprevisível.”
Na perseguição à artilharia aparecem Harry Kane, Memphis Depay e Marko Arnautovic, todos com oito gols — exatamente a metade de Haaland.
O técnico norueguês, Stale Solbakken, exaltou o desempenho do atacante:
“Haaland é uma máquina de fazer gols. Fico feliz que os torcedores italianos o tenham aplaudido. Este público já viu muitos craques atuarem aqui, e é ótimo que tenham reconhecido o espetáculo que ele deu.”
Os aplausos também refletiram a atuação impressionante de um atacante de 1,95m, que combina força física, velocidade e precisão e se tornou um dos jogadores mais temidos do futebol mundial.
Haaland já havia afirmado que levar a Noruega a uma Copa do Mundo era “o principal objetivo” de sua carreira. Agora, com a vaga assegurada para o torneio em Estados Unidos, México e Canadá, o camisa 9 acredita que o feito representa mais do que uma conquista pessoal — é um símbolo da evolução do futebol norueguês.
“Quebramos códigos e nos tornamos melhores individualmente”, disse. “Temos consciência da pequena nação que somos. Sinto que este é o começo de algo grande. É importante aproveitar o momento.”
Fonte: Agência Brasil