EUA admitem possibilidade de isentar café de tarifa, mas negociações com Brasil seguem travadas

EUA admitem possibilidade de isentar café de tarifa, mas negociações com Brasil seguem travadas

Torrefadores dos EUA se reuniram com autoridades americanas e receberam mensagem; Cecafé prepara ofício sobre feedback para Lula, Alckmin e Vieira

Porto Velho, RO - A Casa Branca passou a admitir publicamente a possibilidade de isentar o café das sobretaxas impostas pelo governo norte-americano, dentro do chamado tarifaço. A medida, contudo, ainda depende de avanços nas negociações com o Brasil, maior produtor mundial do grão.

Segundo fontes ligadas às tratativas, o impasse ocorre porque o governo brasileiro insiste em um corte “horizontal” das tarifas, que beneficiaria todos os produtos hoje sobretaxados, enquanto os Estados Unidos preferem discutir caso a caso.

Nos últimos dias, representantes de quatro das maiores torrefadoras de café dos EUA se reuniram com a Secretaria de Comércio e o Escritório do Representante Comercial americano. O grupo foi informado de que o café pode vir a ser excluído da lista de produtos atingidos. A mensagem também foi transmitida ao Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

O diretor-executivo do Cecafé, Marcos Antônio Matos, disse à CNN que a entidade prepara ofícios sobre o tema para enviar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao vice-presidente Geraldo Alckmin e ao chanceler Mauro Vieira, que está nos Estados Unidos conduzindo parte das negociações.

Durante encontro recente com o republicano Donald Trump, Lula pediu a suspensão da tarifa adicional de 40% sobre todos os produtos brasileiros enquanto as tratativas seguem. No entanto, os norte-americanos têm mostrado preferência por negociações específicas, analisando cada produto individualmente.

“Os Estados Unidos preferem discutir produto a produto, até porque há questões concorrenciais e pressões políticas. Isso estaria emperrando um pouco as negociações”, explicou Matos.

A expectativa é que Mauro Vieira se reúna novamente com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, nesta semana, no Canadá, durante uma reunião ministerial do G7.

Na terça-feira (11), Trump afirmou em entrevista à Fox News que pretende reduzir tarifas sobre as importações de café, sem citar diretamente o Brasil. Nos Estados Unidos, os preços do café no varejo subiram quase 21% em agosto, em comparação ao mesmo período do ano anterior — e as sobretaxas impostas pelo governo são apontadas como um dos fatores para o aumento.

Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem