Defesa Civil de Porto Velho orienta população sobre cuidados durante o período de chuvas intensas

Defesa Civil de Porto Velho orienta população sobre cuidados durante o período de chuvas intensas

Em casos de emergência, as pessoas devem entrar em contato imediatamente com a Defesa Civil Municipal ou o Corpo de Bombeiros

Defesa Civil orienta a população sobre medidas que podem evitar transtornos

Porto Velho, RO - Com a chegada do período de fortes chuvas, muitas vezes acompanhadas de tempestades que podem ocasionar quedas de árvores e danos em residências, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Superintendência Municipal de Defesa Civil (SMDC), orienta a população sobre medidas preventivas que ajudam a evitar acidentes e transtornos.

Segundo o superintendente da SMDC, Marcos Berti, as chuvas intensas e os ventos fortes podem causar sérios prejuízos, especialmente em áreas vulneráveis. “É importante que a população esteja atenta e adote práticas seguras para minimizar riscos e proteger vidas”, alertou.

Medidas de segurança durante a chuva

  • Evitar se abrigar debaixo de árvores, próximo a muros ou estruturas que não ofereçam segurança;

  • Em caso de alagamento, procurar locais mais altos e seguros;

  • Não utilizar aparelhos elétricos que tenham sido molhados para evitar risco de choque;

  • No trânsito, reduzir a velocidade, manter distância do veículo à frente, acender os faróis em luz baixa, não trafegar em vias alagadas e evitar ultrapassagens;

  • Evitar contato com água possivelmente contaminada;

  • Manter distância de fiações ou cabos elétricos rompidos.

Em situações de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou pelo WhatsApp (69) 98473-2112. O número 199 é o canal padrão para ocorrências emergenciais, enquanto o contato via aplicativo é uma alternativa para solicitar ajuda em casos de risco que exijam a atuação da equipe municipal.

“A população pode e deve entrar em contato sempre que identificar situações de perigo, como árvores caídas, deslizamentos, inundações ou danos estruturais em residências”, reforçou Berti.


Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem