Cinema brasileiro brilha com “O Agente Secreto” de Kleber Mendonça Filho nos cinemas em todo o país

Cinema brasileiro brilha com “O Agente Secreto” de Kleber Mendonça Filho nos cinemas em todo o país

Produção representa o Brasil na corrida pelo Oscar 2026

© Victor Jucá/Divulgação

Porto Velho, RO - O cinema nacional volta às telas com “O Agente Secreto”, novo longa de Kleber Mendonça Filho, que estreia nesta quinta-feira (6) em mais de 700 cinemas de 370 cidades brasileiras, simultaneamente com Alemanha e Portugal.

O filme, que já percorreu mais de 50 festivais internacionais e conquistou 20 prêmios — incluindo Melhor Direção e Melhor Ator (Wagner Moura) em Cannes —, representa o Brasil na corrida pelo Oscar 2026 na categoria Melhor Filme Internacional. Ambientado em 1977, durante a ditadura, o longa oferece um retrato sensorial da época, com destaque para a trilha sonora, que inclui clássicos da psicodelia brasileira como “Paêbirú”, de Zé Ramalho e Lula Côrtes.

No elenco, Wagner Moura interpreta Marcelo, um professor de tecnologia tentando recomeçar a vida, enquanto Tânia Maria se destaca como Dona Sebastiana, e Alice Carvalho reforça a diversidade e a representatividade do cinema nacional.

“‘Paêbirú’, de Zé Ramalho e Lula Côrtes, é uma obra-prima da psicodelia brasileira. Eu já escrevi o roteiro com duas músicas desse disco – ‘Harpa dos Áries’ e ‘Trilha de Sumé’. Elas são muito impactantes, quase como se o próprio vinil respirasse dentro do filme.” Mendonça confessa que hoje vive algo que sempre sonhou: poder “discotecar” seu filme, sem as limitações orçamentárias de antes. “É um prazer muito grande poder usar as músicas que amo, com orçamento para isso.”

“O Agente Secreto” terá exibição garantida em mais de 90 países, incluindo China, México, Índia e Coreia do Sul, ampliando ainda mais a presença do cinema brasileiro no cenário internacional.

“O público brasileiro desvela outros sentidos do filme. A gente sente o impacto de ver os nossos sotaques, rostos e histórias nas telas. Isso é o Brasil que existe e que quer se ver representado.”

Fonte: Agência Brasil 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem