Porto Velho, RO - O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, reuniu-se nesta quarta-feira (12) com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em Niágara, Canadá, à margem da reunião do G7.
Segundo o Itamaraty, a pauta principal foi o andamento das negociações bilaterais envolvendo tarifas comerciais. Vieira informou que o Brasil enviou aos EUA, no dia 4 de novembro, uma proposta de negociação, após reunião virtual entre equipes técnicas dos dois países.
Os chanceleres concordaram em marcar nova reunião presencial em breve para discutir o estágio das conversas e buscar entendimento sobre as medidas tarifárias.
Contexto do “tarifaço”
Em julho deste ano, o presidente Donald Trump aplicou um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os EUA, em resposta a questões comerciais e políticas. Paralelamente, ministros do governo brasileiro e do STF foram alvo de revogação de vistos e outras sanções.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se reuniu com Trump em 26 de outubro na Malásia, pediu a suspensão imediata do tarifaço enquanto as negociações estavam em andamento. Lula destacou que não há razão para desavenças e que um diálogo direto entre presidentes tende a encaminhar soluções.
Na última semana, Lula afirmou que poderia telefonar novamente a Trump caso não houvesse avanços até o encerramento da COP30, em Belém (PA).
Próximos passos
O Brasil busca um entendimento sobre medidas tarifárias e reforça o interesse em manter uma relação comercial positiva e previsível com os EUA, evitando impactos negativos para exportações brasileiras.
Fonte: Agência Brasil