Iniciativa inédita promove formação técnica e ética para líderes eleitos nos 13 distritos da capital
.jpg)
Porto Velho, RO - Em uma ação inédita voltada à profissionalização da gestão pública nos distritos de Porto Velho, a Prefeitura promoveu nesta segunda-feira (20) uma capacitação intensiva com os administradores distritais eleitos no primeiro pleito oficial da história da capital rondoniense. A formação teve foco em temas como transparência, ética, controle de gastos, gestão pública e postura profissional.
O evento marca a segunda fase do processo de descentralização administrativa iniciado com a eleição dos representantes locais, conforme explicou o controlador-geral do município, Jonhy Milson Oliveira Martins. “Essa é a capacitação dos gestores, que serão um canal direto com a Prefeitura, atendendo a todos os moradores de Porto Velho — não apenas os do perímetro urbano”, destacou.
Durante todo o dia, os 13 administradores distritais participaram de atividades conduzidas pela Secretaria Municipal de Administração (Semad) e pela Controladoria Geral do Município, com o objetivo de prepará-los para atuar com mais eficiência e responsabilidade nas respectivas localidades.
A secretária executiva de Gastos Públicos, Euma Tourinho, reforçou a expectativa de que os efeitos da qualificação sejam percebidos rapidamente pelas comunidades. “Os distritos ficaram muitos anos esquecidos, e seus moradores querem ver as melhorias acontecendo. Não tenho dúvida de que já estamos colhendo e colheremos resultados muito melhores neste ano”, afirmou.
%2014_08_32_1a2420a2.jpg)
Representando o distrito de Nova Califórnia, a mais de 200 quilômetros da capital, o administrador André Piana elogiou a iniciativa e destacou a importância do treinamento para aproximar o poder público das regiões mais afastadas. “A realidade dos distritos é muito diferente da capital. Ainda estamos longe, mas tenho certeza de que estamos muito mais próximos do que antes”, pontuou.
%2014_12_26_d222a8e9(1).jpg)
Os administradores foram eleitos por meio de uma lista tríplice em votação popular realizada em agosto deste ano, envolvendo moradores de 13 distritos rurais e ribeirinhos. A capacitação, segundo a Prefeitura, seguirá de forma contínua, garantindo maior integração entre os representantes distritais e a administração central do município.