
Imagem: Ilustração
Porto Velho, RO - A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (29), a Operação Juno, com o objetivo de combater crimes de compartilhamento e armazenamento de material contendo abuso sexual infantojuvenil. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Novo Gama (GO), expedido pela Justiça Federal da Subseção Judiciária de Luziânia (GO).
De acordo com a PF, a investigação apura a participação do investigado em grupos virtuais voltados à troca de imagens e vídeos com conteúdo ilegal envolvendo crianças e adolescentes.
Embora o Estatuto da Criança e do Adolescente ainda utilize o termo “pornografia infantil”, a corporação ressalta que a comunidade internacional adota as expressões “abuso sexual” ou “violência sexual de crianças e adolescentes”, por transmitirem com mais precisão a gravidade e a violência desses crimes.
A Polícia Federal também alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar o uso da internet por crianças e adolescentes, destacando que o diálogo e a informação são as principais ferramentas de prevenção contra situações de risco.
Comunicação Social da Polícia Federal